A Legião de Maria propõe uma forma de viver a vida cristã mais intensa e feliz. Ser legionário é uma forma de estar na vida como realização pessoal e espiritual.
“QUEM AMA, NÃO CONHECE NADA QUE SEJA DIFÍCIL” (Stº. António)
Quando me foi proposto organizar este evento a nível Diocesano, disse logo que era incapaz. Para Frank Duff, o Fundador, a palavra “impossível” não existia. “Daria um passo com fé e forçaria a mão de Deus”
Mas, a Deus tudo é possível e, todos unidos, os impossíveis, pela acção do Espírito Santo em Maria, com Maria e por Maria, foram vencidos, a festa realizou-se dia 15 de Setembro, na Igreja de Santo Agostinho, co-padroeiro da diocese de Leiria-Fátima.
Teve o seu ponto alto a celebração da Eucaristia, às 15h30, presidida pelo Sr. Bispo, D. António Marto, que nos animou e mimou com palavras de carinho e afecto de Pai que vem ao encontro dos seus filhos. Quando se ama é assim; as barreiras vencem-se e as dificuldades não existem. Quando nos apaixonamos pelas causas nobres e acreditamos no projecto, as obras aparecem.
QUEM QUISER FAZER ALGO PELO MUNDO, TEM QUE SE METER NO MEIO DELE”. (Goethe)
Pois, “ o legionário deve ser a corporização simpática do Cristianismo autêntico”. E, “ viver a vocação cristã de forma perfeita”. Havendo para tal, “três exigências necessárias, ligadas entre si: a oração, o espírito de sacrifício e os sacramentos”.
Portanto, “a formação espiritual concorre poderosamente para o desenvolvimento da própria santidade”; completando-se na “execução de um trabalho apostólico diário, através do testemunho e da alegria do Evangelho”. (Frank Duff- Fundador)
AGRADECIMENTOS
A Legião de Maria, Movimento com aprovação Diocesana, agradece ao padre Gonçalo Diniz todo o apoio dispensado desde a primeira hora, como partida para as que se seguiram;
Agradece ao Sr. Bispo, Cardeal D. António Marto que, apesar da repleta agenda Pastoral, ainda disponibilizou a tarde para estar connosco;
Agradece ao Museu de Leiria, desde a simpatia das funcionárias da recepção, até à Dª. Adélia, à Drª. Vânia, ao Dr. Gonçalo Lopes, amavelmente cederam o espaço para o convívio e, cuja Câmara Municipal de Leiria se fez representar pela Drª. Ana Esperança;
Agradece ao Sr. José Cunha, Presidente da Junta de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, sempre atento e disposto a facilitar a vida aos que o procuram;
Agradece ao Grupo Coral de Santo Agostinho que, com ensaios extra, primorosamente deram o seu brilho na animação musical desta Celebração, salientando o entusiasmo do maestro Sr. Nunes e a organista Vanessa; e também ao Prof. José António que, por motivos alheios à sua vontade, não pode estar presente;
Agradece ao Sr. José António e Profª. Manuela Ribeiro, incansáveis responsáveis desta Casa de Deus, sempre atentos e acolhedores;
Agradece a toda a assembleia, nomeadamente aos Legionários que colaboraram na organização e serviços.
Agradece ainda ao Dr. Raúl Castro, Presidente (cessante) da câmara municipal de Leiria. que, na sua humildade de “cidadão comum”, recusou ocupar o seu lugar na frente.
Festa dos 70 anos da Legião de Maria em Portugal
Afinal, porquê festejar os 70 anos e não outra data?
Porque, na Sagrada Escritura distingue-se o valor do SETE, com ou sem zeros. Porque aqui o sete, não é só seis mais um. E não é só considerado o número da perfeição. Os “SETENTA intérpretes”. O “SETENTA VEZES SETE”. Os “SETECENTOS Bispos que se propuseram a falar de Maria, no Concílio Vaticano II (concílio em que Frank Duff participou, convidado pelo Papa Paulo VI para estar presente como Observador Leigo e recebido em audiência privada no Vaticano).
O SETE simboliza a quantidade e a perfeição. Também este número marca a vida da Legião: o Fundador nasceu a 7 de Junho de 1889; fundou a Legião de Maria a 7 de Setembro de 1921; faleceu a 7 de Novembro de 1980.
A primeira difusão no mundo foram 7 Países: Irlanda, Escócia, Inglaterra, Austrália, Índia, Estados Unidos da América, Reino Unido.