Festa de Santo Amaro na Barreira

Os festeiros do Santíssimo Salvador (homens e mulheres de 40 anos) de agosto de 2023 tomaram a seu cargo a realização dos festejos ajudados por todos.
http://lefa.pt/?p=55922

A Barreira tocou a unir…. Estava iminente a não realização da tradicional festa de janeiro de Santo Amaro, por não haver número de jovens suficiente de 20 anos… Estes encontravam-se ausentes a estudar fora de Leiria e bem feitas as contas às despesas com as deslocações à terra e ao tempo escasso para preparação dos exames (frequências), os barreirenses tiveram que gerir a festa com um cunho mais espiritual e solidário. Assim os festeiros do Santíssimo Salvador (homens e mulheres de 40 anos) de agosto de 2023 tomaram a seu cargo a realização dos festejos ajudados por todos.

Imagem de Santo Amaro na igreja da Barreira

A missa foi celebrada pelo seu pároco, padre Bertolino Vieira, solenizada com o coro e o órgão bem afinados, a que se juntaram as vozes dos participantes vindos de outras localidades. Têm entranhado o costume de virem à festa de Santo Amaro na Barreira, que seus avós e bisavós honravam muito. Não dispunham de automóveis, mas vinham a pé e muitos montados nos seus burros, que à ida para casa enfeitavam com flores de acácia existentes em profusão no Jardim do Visconde da Barreira.

Uma linda procissão foi enriquecida com vários andores, ofertas levadas por gente de todas as idades briosa por manter a tradição secular. Mas o mais digno de se ver e enternecedor foi a grande quantidade de crianças e adolescentes que levavam as suas ofertas acompanhadas das mães, pais e avós, um marco para a sua vida e seus descendentes. Concluída a cerimónia religiosa, as pessoas dirigiram-se para o salão paroquial repleto de mesas onde almoçaram em fraterno convívio com os que conheciam e os que viram pela primeira vez.

Uma organização impecável com gentes de todas as idades onde não faltou a visualização dum vídeo da autoria de Rui Moniz, acerca das festas de anos passados onde os presentes podiam ver os seus ascendentes já falecidos devotos de Santo Amaro. Afinal a festa que costumava ser organizada pelos mancebos de 20 anos com a coordenação dos festeiros do Santíssimo Salvador de 2023 acabou por contar com a participação de todos. «Todos, todos, todos».

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress