Festa de Corpo de Deus em Leiria

A solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – conhecida popularmente como festa do Corpo de Deus – será celebrada no domingo dia 22 de junho, uma vez que está abolido o feriado religioso que ocorria no dia próprio, a quinta-feira 60 dias após a Páscoa. Em Leiria, esta festa assume, por tradição, um âmbito diocesano.

Este ano não será diferente, com a Missa presidida por D. António Marto marcada para as 16h00, no “Parque do Avião”, no coração da cidade, junto ao rio Lis. Segue-se a procissão rumo à Sé, acompanhada por várias filarmónicas e alguns milhares de fiéis que são esperados.

Para preparar a celebração, está em curso um conjunto de ações, de que destacamos a campanha do Serviço Diocesano de Catequese destinada às crianças do 3.º ano, na atividade “Vamos cear com Jesus”, que ocupará todo o dia.

Também o Serviço Diocesano de Liturgia irá promover um encontro de acólitos neste dia, culminando todos na festa comum, no Parque do Avião.

 

Todos convidados

Foi enviada uma mensagem aos párocos e responsáveis de comunidades religiosas e outras, pedindo que se promova antecipadamente “a piedade eucarística, na medida do possível, com catequeses e adoração”. E, no dia da festa, “com os seus colaboradores na liturgia, cuide de proporcionar aos fiéis uma boa celebração da solenidade que dê glória a Cristo, encha de graças espirituais o coração dos fiéis e contribua para a elevação do fervor espiritual e o testemunho da luz do Evangelho no mundo”, escreve o vigário geral, padre Jorge Guarda.

Recomenda-se, finalmente, que “convide todos os fiéis a participarem em grande número na celebração presidida pelo Bispo” e que quem tiver as faixas coloridas que levou  à última peregrinação diocesana a Fátima as traga, para “dar um colorido de beleza e de identificação da vigararia a que pertencem”.

Pede-se o especial envolvimento dos ministros extraordinários da comunhão, dos acólitos e das confrarias e irmandades do Santíssimo, bem como que sejam trazidas para a procissão as bandeiras das paróquias e dos movimentos e associações eclesiais presentes na Diocese.

Em resumo, refere o vigário geral, “para proporcionar maior consciência da sua pertença à Igreja diocesana, todos os fiéis, leigos, religiosos e ministros ordenados, são convidados a participar na celebração diocesana”. Por essa razão, “não deve haver outras ações pastorais nas paróquias” nessa tarde, nem celebrações da Primeira Comunhão nesse dia.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.