Festa de Corpo de Deus em Leiria

A solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – conhecida popularmente como festa do Corpo de Deus – será celebrada no domingo dia 22 de junho, uma vez que está abolido o feriado religioso que ocorria no dia próprio, a quinta-feira 60 dias após a Páscoa. Em Leiria, esta festa assume, por tradição, um âmbito diocesano.

Este ano não será diferente, com a Missa presidida por D. António Marto marcada para as 16h00, no “Parque do Avião”, no coração da cidade, junto ao rio Lis. Segue-se a procissão rumo à Sé, acompanhada por várias filarmónicas e alguns milhares de fiéis que são esperados.

Para preparar a celebração, está em curso um conjunto de ações, de que destacamos a campanha do Serviço Diocesano de Catequese destinada às crianças do 3.º ano, na atividade “Vamos cear com Jesus”, que ocupará todo o dia.

Também o Serviço Diocesano de Liturgia irá promover um encontro de acólitos neste dia, culminando todos na festa comum, no Parque do Avião.

 

Todos convidados

Foi enviada uma mensagem aos párocos e responsáveis de comunidades religiosas e outras, pedindo que se promova antecipadamente “a piedade eucarística, na medida do possível, com catequeses e adoração”. E, no dia da festa, “com os seus colaboradores na liturgia, cuide de proporcionar aos fiéis uma boa celebração da solenidade que dê glória a Cristo, encha de graças espirituais o coração dos fiéis e contribua para a elevação do fervor espiritual e o testemunho da luz do Evangelho no mundo”, escreve o vigário geral, padre Jorge Guarda.

Recomenda-se, finalmente, que “convide todos os fiéis a participarem em grande número na celebração presidida pelo Bispo” e que quem tiver as faixas coloridas que levou  à última peregrinação diocesana a Fátima as traga, para “dar um colorido de beleza e de identificação da vigararia a que pertencem”.

Pede-se o especial envolvimento dos ministros extraordinários da comunhão, dos acólitos e das confrarias e irmandades do Santíssimo, bem como que sejam trazidas para a procissão as bandeiras das paróquias e dos movimentos e associações eclesiais presentes na Diocese.

Em resumo, refere o vigário geral, “para proporcionar maior consciência da sua pertença à Igreja diocesana, todos os fiéis, leigos, religiosos e ministros ordenados, são convidados a participar na celebração diocesana”. Por essa razão, “não deve haver outras ações pastorais nas paróquias” nessa tarde, nem celebrações da Primeira Comunhão nesse dia.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.