No dia 29 de abril, pelas 19h00, decorreu na igreja paroquial da Ortigosa a festa das bem-aventuranças. Esta festa foi feita por e para os adolescentes de toda a paróquia, que frequentam o 7º ano de catequese. Foi um momento agradável que contou com a colaboração de um coro de jovens, com animação musical (órgão e guitarra clássica), com a participação dos pais e dos alunos.
Qual a importância de se festejar as bem-aventuranças e o que são?
As bem-aventuranças são um conjunto de ensinamentos transmitidos por Jesus, fazendo parte daquilo que é conhecido como o Sermão da Montanha, presente no Novo Testamento. São consideradas um dos conjuntos de ensinamentos mais importantes de cristianismo, e têm um impacto na vida dos cristãos, desde a época em que foram ensinados, até aos dias de hoje.
As bem-aventuranças são conhecidas por serem oito frases curtas (há mais), cada uma delas iniciada por “bem-aventurados”. Nas bem-aventuranças podemos encontrar valores como humildade, misericórdia, justiça, paz, amor e pureza – sendo um guia de conduta cristã e ao mesmo tempo um convite à felicidade.
Nos dias de hoje, as bem-aventuranças ainda têm um papel muito importante na vida dos cristãos – inspiram pela busca por uma vida mais justa e pacifica, sem deixarem de nos lembrar da importância de sermos compassivos e amorosos para com as demais pessoas. Paralelamente a isso, as bem-aventuranças são um convite à felicidade e à beatitude, alinhando o nosso foco em princípios éticos em detrimento dos bens materiais.
Em algumas traduções da bíblia verificamos que a tradução de “bem-aventurados” apresenta-se por vezes como “felizes”. Felizes e abençoados podem perfeitamente ser sinonimo de bem-aventurados.
É realmente importante festejar as bem-aventuranças nos dias de hoje, por várias razões:
1- Porque são um conjunto de ensinamentos atemporal, num mundo onde cada vez mais os princípios morais são secundarizados, e que apresentam uma orientação e inspiração para nos manter rumo à felicidade.
2- Lembram-nos da importância de vivermos segundo valores espirituais e fraternos, e de procurarmos a felicidade não apenas em bens materiais.
3- São uma forma de nos mostrar que mesmo quando não estamos bem, há sempre uma esperança de melhores momentos em Deus e com Deus.
A todos os participantes, aproveito para desejar que sejam bem-aventurados, ou seja, que sejam Felizes!!!
João Bernardo e Sabina Silvério