Festa da Sagrada Família na Sé

No sábado, 28 de dezembro, as crianças da catequese da paróquia de Leiria foram convidadas a estarem presentes com a sua família, na missa vespertina, a fim de em conjunto poderem celebrar a Festa da Sagrada Família de Nazaré.
http://lefa.pt/?p=23096

No sábado, 28 de dezembro, as crianças da catequese da paróquia de Leiria foram convidadas a estarem presentes com a sua família, na missa vespertina, a fim de em conjunto poderem celebrar a Festa da Sagrada Família de Nazaré. Como o Papa Francisco referiu na homília desse dia “o termo “sagrada” insere esta família no âmbito da santidade, que é dom de Deus mas, ao mesmo tempo, é adesão livre e responsável aos desígnios de Deus. Assim aconteceu com a família de Nazaré: ela permaneceu totalmente aberta à vontade de Deus.” E “como não nos surpreendermos, com a docilidade de Maria à ação do Espírito Santo, que lhe pede para se tornar a mãe do Messias? … quando se dá conta de que Deus a chama para uma missão particular, não hesita em proclamar-se sua “serva”. No que diz respeito a José… ele não fala, mas age obedecendo.”

O padre Gonçalo presidiu a esta celebração e também ele lembra que, na família, todos os elementos são importantes; que cada um tem a sua função dentro da sua família e que nenhum é mais importante que o outro, nem a função de cada um é mais importante que a do outro. É nessa diversidade de que assenta o bem estar familiar e que cada um deve dar de si e transmitir aos outros os seus sabores e formas de estar. É partilhando e conversando em família que todos crescem e se desenvolvem nas atitudes do dia-a-dia e da vida.

Deixa um alerta, que o diálogo volte a ter o lugar na família, que os pais consigam perceber esta realidade e possam arranjar soluções para a sua concretização; que não escondam as falhas no relacionamento familiar e humano e que o importante aos olhos de Deus não está em não ter defeitos ou em ter uma família perfeita, mas sim na capacidade de amar sem medidas, apesar dos limites e das falhas pessoais.

No final da homília as famílias presentes foram convidadas a deixar num postal, o nome dos elementos da sua família, junto ao presépio, entregando-a desta forma a Deus.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress