O padre Marco Paulo da Silva Brites, pároco da Maceira, no concelho de Leiria, foi encontrado morto, na manhã de 6 de junho, em circunstâncias ainda por apurar, na praia das Valeiras, a sul de S. Pedro de Moel.
Filho de Diamantino Brites da Silva Teotónio e de Laurinda da Silva Caseiro, nasceu em 15 de abril de 1980, em Monte Redondo, e tem uma irmã. Entrou para o Seminário de Leiria em 1992, tendo sido ordenado padre em Leiria, no dia 29 de abril de 2007, por D. António Marto.
Fez estágio e exerceu o ministério pastoral na paróquia de Regueira de Pontes, como vigário paroquial. Ainda em 2007, passou a desempenhar o mesmo múnus nos Marrazes, onde esteve até 2016. Nesse ano, a 4 de setembro, assumiu as funções de pároco de Maceira, onde se encontrava presentemente.
Foi membro do Conselho Presbiteral e acompanhava como assistente o Agrupamento de Escuteiros da paróquia da Maceira, um grupo do Movimento Católico de Estudantes, uma equipa de Casais de Nossa Senhora e outra do Centro de Preparação para o Matrimónio.
Era um jovem sacerdote, dinâmico e dedicado, conquistando a simpatia e o apreço de quem com ele colaborava nas atividades pastorais e da população que servia como pastor.
A Diocese de Leiria-Fátima, ao mesmo tempo que dá a dolorosa notícia, apresenta sentidas condolências à família e a quantos sentem a partida deste dedicado sacerdote.
As informações sobre o funeral serão dadas logo que possível.
P. Jorge Guarda, Vigário Geral