Faleceu o padre Joaquim Rodrigues Ventura

Hoje, dia 7 de junho, num acidente de viação, em Vale de Ourém, próximo de Fátima, faleceu o padre Joaquim Rodrigues Ventura, de 94 anos
http://lefa.pt/?p=53285

Hoje, dia 7 de junho, num acidente de viação, em Vale de Ourém, próximo de Fátima, faleceu o padre Joaquim Rodrigues Ventura, de 94 anos, presbítero desta Diocese de Leiria-Fátima e antigo diretor do Colégio de S. Miguel, em Fátima. A celebração das exéquias deverá ter lugar em Fátima, em dia e hora a indicar posteriormente.

Este sacerdote nasceu a 04.02.1929, no Juncal, filho de Francisco Ventura e de Rosa de Jesus Rodrigues. Entrou para o Seminário Diocesano de Leiria em outubro de 1941 e concluiu o curso de teologia em Junho de 1952. Pouco depois, a 20.07.1952, recebeu a ordenação sacerdotal na Catedral de Leiria, pelo bispo D. José Alves Correia da Silva. No seu longo percurso de exercício do ministério sacerdotal, prestou serviço na Câmara Eclesiástica (1952-1953) e no Santuário de Fátima, pároco da Atouguia (1953-1959) e cumulativamente professor de Religião e Moral no Colégio Fernão Lopes, em Vila Nova de Ourém; depois, foi capelão militar, em Santa Margarida e Monte Real (1959 a 1962) e diretor da Pia União de Servitas de Nossa Senhora de Fátima.

Frequentou o Instituto Católico de Paris, onde obteve a licenciatura em pedagogia (1962-1965). Foi diretor do Colégio de S. Miguel, em Fátima, entre 1966 e 2012, dedicando-se, em seguida, à Fundação Arca da Aliança, instituição de solidariedade social, que, entretanto, criara. Além de diretor do Colégio, também lecionou Religião e Moral, Francês e História. Foi ainda Responsável Diocesano do Departamento Pastoral da Escola Católica (1984-1989) e empenhou-se muito ativamente na fundação da Associação Nacional dos Estabelecimentos Particulares de Ensino e na Associação das Escolas Católicas. No âmbito diocesano, foi membro do Conselho Presbiteral durante vários mandatos.

O padre Joaquim Ventura viveu o seu ministério sacerdotal com iniciativas e grandes esforço para dotar de edifícios adequados às respetivas missões, tanto a paróquia da Atouguia como as instituições educativa e de solidariedade social que serviu. Dedicou-se com paixão ao ensino de qualidade e lutou para que o ensino particular e a escola católica tivessem o devido reconhecimento e apoios públicos e da comunidade. Nos últimos anos de vida, dedicou-se especialmente à oração e participava mensalmente na recoleção do clero, em Fátima, como aconteceu ainda na passada segunda feira.

Ao darmos notícia do falecimento deste sacerdote, apresentamos à família e a quantos mais sentem a sua inesperada e trágica partida, especialmente na Fundação Arca da Aliança, as nossas condolências e confiamo-lo à misericórdia de Deus. A Ele damos graças pela vida e ministério deste seu servo, pedindo-lhe que faça frutificar as sementes de Evangelho que semeou durante a vida ao serviço da Igreja e da sociedade.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress