Faleceu o padre Benevenuto de Oliveira Dias, antigo pároco da Freixianda

O seu longo serviço sacerdotal à Igreja viveu-o na Freixianda, sobretudo como pároco. Era um homem entusiasta na ação pastoral, a que se dedicou zelosa e incansavelmente.

Hoje, dia 16 de janeiro de 2021, no Hospital de S. André, em Leiria, faleceu o padre Benevenuto Vieira de Oliveira Dias, de 94 anos, antigo pároco da Freixianda (Ourém), da diocese de Leiria-Fátima. A missa exequial, presidida pelo bispo diocesano, cardeal D. António Marto, terá lugar na segunda-feira, dia 18, às 15 horas na Freixianda. Após a missa, o defunto será sepultado no cemitério de Alburitel, sua terra natal, com participação reservada aos familiares e pessoas mais próximas.

Benevenuto Vieira de Oliveira Dias, nasceu em 19.08.1926, em Alburitel (Ourém), filho de António de Oliveira Dias e de Maria de Jesus Vieira. Entrou para o Seminário de Leiria em 1940 e ali terminou o curso de teologia, em junho de 1952. Recebeu a ordenação sacerdotal a 20.07.1952, na catedral de Leiria, sendo no mesmo ano nomeado coadjutor do pároco da Freixianda. Em 1954, recebeu a nomeação de pároco da Freixianda, onde exerceu atividade pastoral até 2012. Desde então, passou a pároco emérito, ficando a residir no lar do Centro Social Paroquial da Freixianda. De 1976 a 1986, desempenhou ainda o cargo de vigário da Vigararia de Caxarias, atualmente integrada na de Ourém. Foi também representante da sua Vigararia no Conselho Presbiteral, pelo menos durante dois mandatos.

O seu longo serviço sacerdotal à Igreja viveu-o na Freixianda, sobretudo como pároco. Era um homem entusiasta na ação pastoral, a que se dedicou zelosa e incansavelmente. Liturgia, catequese, ação social, formação apostólica dos leigos e comunicação foram os principais campos em que mais apostou. Na liturgia, além do cuidado no embelezamento do espaço das igrejas, empenhou-se especialmente na música litúrgica, incluindo o acompanhamento ao órgão, que gostava também ele de tocar. Preparava cuidadosamente as homilias, esforçando-se por cativar os fiéis com alguma novidade no modo de explicar o Evangelho. Na catequese, procurava melhorar os métodos para interessar crianças e adolescentes, incluindo o uso dos meios audiovisuais e do cinema, no salão paroquial. Na ação social, a sua obra principal foi a fundação do Centro Social Paroquial, dotando a instituição de modernas instalações para cuidar dos idosos e das crianças nos primeiros anos de vida. Para a formação apostólica dos leigos lançou mão especialmente de movimentos eclesiais como a Ação Católica Rural e os Cursilhos de Cristandade. A “menina dos seus olhos” foi o “Jornal da Freixianda”, que fundou e dirigiu como meio para a comunicação com as famílias da paróquia, os emigrantes e os missionários. Entre os frutos do seu labor pastoral contam-se várias dezenas de vocações sacerdotais, religiosas e missionárias, distribuindo-se pela Diocese e por vários institutos de vida consagrada.

O padre Benevenuto foi um homem bom, afável, generosos e atencioso para com as pessoas, suscitando nelas apreço e gratidão. Como sacerdote era piedoso, fiel e zeloso no testemunho e comunicação da fé cristã. Na sua missão de pastor do povo de Deus, procurou dar continuidade à herança dos seus antecessores, fazer chegar as propostas de vida cristã à comunidade paroquial, valorizar os vários centros de culto da paróquia e suscitar novas vocações de consagração para a Igreja.

Louvamos e agradecemos a Deus por este zeloso sacerdote, pela sua vida e serviço à Diocese de Leiria-Fátima. E imploramos o dom de novas vocações, para que o povo de Deus tenha os pastores de que precisa. A nossa gratidão vai também para a Direção e colaboradores do Centro Social Paroquial que, com competência e carinho, cuidaram deste sacerdote na fase final da sua vida.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.