Faleceu hoje em Fátima o Padre António Ramos

O padre António Ramos, desta Diocese de Leiria-Fátima, faleceu hoje, dia 8 de março de 2018, na Casa do Clero, em Fátima, onde fora acolhido há poucas semanas, devido ao agravamento da sua doença. Tinha 82 anos. O funeral realiza-se amanhã, 9 de março, no salão paroquial da Maceira, às 15h00, seguindo para o cemitério local.

O seu corpo estará em câmara ardente, na casa de velório da Maceira, hoje, a partir das 18h00.

António Ramos nasceu no Arnal, paróquia de Maceira (Leiria), a 7 de abril de 1935, filho de José Ramos e de Maria Bernarda. Tinha 3 irmãos. Entrou para o Seminário de Leiria em 1954, terminando o curso de teologia no ano de 1966. Ainda nesse ano, a 15 de agosto, recebeu a ordenação sacerdotal na Catedral de Leiria, pelas mãos do bispo D. João Pereira Venâncio.

Começou a exercer o ministério sacerdotal no Seminário Menor de Leiria, em 1966, como prefeito e professor. Em 1969, é nomeado professor de Religião e Moral, em Leiria. Dois anos depois, passa a exercer a mesma missão na Marinha Grande. No ano de 1980, foi nomeado diretor do Externado Afonso Lopes Vieira, na Marinha Grande. Manteve-se na direção desta escola católica diocesana até 1989.

Entretanto, assumiu o múnus de pároco da Barosa, de 1973 a 1985. A sua atividade na pastoral paroquial continuou em S. Mamede, onde foi pároco de 1989 a 2010, quando foi dispensado por motivos de saúde.

Não se rendendo às limitações de saúde, aceitou ser capelão do Centro Hospitalar de Nossa Senhora da Conceição, da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Batalha, cargo que desempenhou de 2010 a 2016. O último serviço pastoral foi o de capelão do Mosteiro da Visitação, na Batalha, desde 2014 até este ano de 2018, cessando quando a doença não lhe permitiu mais.

O seu serviço à Igreja de Leiria-Fátima estendeu-se ainda a outros cargos: assistente do escutismo católico, juiz do Tribunal Eclesiástico, membro da equipa da Escola Católica e do Conselho Presbiteral, delegado diocesano para o Diaconado Permanente e vigário da vigararia de Fátima, de 1996 a 2010.

Na sua longa vida de serviço pastoral, o padre António Ramos foi um pároco zeloso nas várias dimensões do seu ministério sagrado. Cuidou especialmente da catequese da infância e da adolescência e da formação dos catequistas, acompanhando-os para a participação na respetiva escola diocesana; na pastoral juvenil, além da lecionação da Educação Moral e Religiosa Católica e da direção de uma escola católica, incentivou a criação de grupos de jovens na paróquia e deu-lhes apoio; em relação à família, além da preparação e celebração dos Matrimónios, fomentou a constituição de Equipas de Nossa Senhora, sendo conselheiro espiritual e acompanhando os casais aos encontros deste movimento de espiritualidade conjugal e familiar. Na busca de novos métodos de evangelização e de aprofundamento da fé dos adultos, acolheu o Caminho Neo-catecumenal na paróquia e acompanhou as respetivas comunidades, participando também em celebrações e ações catequéticas por ele promovidas.

Dotado de sentido de humor e de bom ânimo, o padre António Ramos criava relações de amizade e boa disposição em quem com ele se encontrava ou colaborava.

Ao dar notícia da sua partida para junto de Deus, a Diocese de Leiria-Fátima manifesta a sua gratidão a Deus por este seu filho e fiel servidor, confia-o à sua divina misericórdia, apresenta sentidas condolências à família e a quantos sofrem pelo falecimento deste sacerdote e exprime o devido reconhecimento à sua empregada pelo serviço doméstico e cuidados que prestou a este sacerdote ao longo de muitos anos. O mesmo reconhecimento presta à Casa do Clero pela sua assistência no final da vida. 

Padre Jorge Guarda, Vigário Geral

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.