Exposição dos 90 anos de escutismo em Leiria

Foi no dia 20 de março de 1925 que apareceu o escutismo na Região. 90 anos depois, encontram-se as várias gerações de dirigentes para relembrar e celebrar o crescimento do escutismo em Leiria.

Foi nesse âmbito que, no passado dia 20 de março, se realizou a inauguração da exposição dos 90 anos de escutismo em Leiria

Contando com a presença de antigos chefes regionais, nomeadamente, Vítor Gonçalves, Carlos Dionísio, António Poças, Pedro Miguel e Margarida Faria, do Chefe Nacional, Norberto Correia, dos chefes de agrupamento e chefes de outras regiões, foram evocadas memórias que encheram a sala da Biblioteca Municipal de gargalhadas.

 

Do passado ao futuro…

Os discursos foram intercalados por músicas escutistas, tocadas por um trio de guitarras já conhecido de todos os presentes. As palavras de homenagem ao escutismo em Leiria por quem faz parte da sua história é uma alavanca para o futuro e, como mencionou Pedro Ascenso, atual chefe regional, “o tempo não existe… existe o sentimento e unidade escutista… há a continuidade”.

A construção de um “escutismo acessível, mais próximo e mais além” é o objetivo da atual Junta Regional e, “apesar de não conhecermos o futuro, conhecemos o passado e é a nossa capacidade de analisar o passado que nos permite orientar o futuro”, sublinhou Norberto Correia.

A exposição, patente na rua de Alcobaça, n.º 28, Leria, foi oficialmente aberta com o corte de fita pelo Chefe Nacional, e lá dentro ecoam anos de histórias em imagens, construções e objetos expostos. Aguarda a visita de todos, aos sábados, a partir das 10h00.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente