Estátua de homenagem ao padre Kondor em Fátima

A Embaixada da Hungria e a Associação Portugal-Hungria para a Cooperação vão promover uma homenagem ao padre Luis Kondor, no próximo dia 7 de março, em Fátima. A cerimónia pretende também comemorar os 50 anos do Calvário Húngaro, que muito se deve à ação deste sacerdote, começando neste local, às 10h00, com a Eucaristia presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima. D. António Marto.

Já na cidade de Fátima, pelas 11h30, será inaugurada uma estátua do padre Kondor na praça com o seu nome, obra do arquiteto Sousa Araújo. No auditório do Hotel Steyler, às 15h00, será proferida uma conferência sobre o Calvário Húngaro, por Marco Daniel Duarte, diretor dos Serviços de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima.

Está prevista a presença nestes atos do Presidente da República da Hungria, do Cardeal Primaz da Hungria, além de outras personalidades civis e eclesiásticas nacionais e internacionais.

Apóstolo da Igreja e de Nossa Senhora

Nascido a 22 de junho de 1928 na Hungria, Luis Kondor entrou aos 18 anos para a Congregação do Verbo Divino. Fugiu da ocupação russa para a Áustria e, depois, para a Alemanha, onde foi ordenado em 1953. Veio para a casa da Congregação na diocese de Leiria em 1954 e aqui se tornou um verdadeiro “apóstolo de Fátima” pelo mundo.

O Bispo diocesano encarregou-o de dirigir a edição das Memórias da Irmã Lúcia, tendo-se encontrado diversas vezes com a vidente desde 1956. Editava também um boletim regular em sete línguas sobre os pastorinhos Francisco e Jacinta, para cuja causa de beatificação foi nomeado vice-postulador em 1960 e que desempenhou até à morte, em 2009. Nessas funções, conseguiu que o Papa João Paulo II viesse a Fátima beatificar Francisco e Jacinta Marto, a 13 de Maio de 2000.

Durante muitos anos, colaborou como intermediário entre instituições da Igreja alemã e obras nas dioceses portuguesas, como foi o caso de várias igrejas nos Açores, após o grande sismo de 1980. Na diocese de Leiria-Fátima, além do Monumento dos Valinhos, da Via-Sacra e da Capela do Calvário Húngaro), em Fátima, a ele se devem importantes receitas para a construção do Seminário Diocesano, do Paço Episcopal e dos colégios de São Miguel e da Marinha Grande.

Em 2006 foi agraciado com a insígnia de Comendador da Ordem de Mérito, atribuída pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.