Escuteiros leirienses no Projeto Rafiki

O Projeto Rafiki nasceu no âmbito da iniciativa “mensageiros da Paz”, da Organização Mundial do Movimento Escutista, iniciativa que pretende a promoção da paz na dimensão pessoal, comunitária e na relação entre a humanidade e o meio envolvente.

A animação e acompanhamento da população local, o auxílio material e laboral nas aldeias, a sensibilização da sociedade para a desertificação e o abandono rural de algumas zonas do nosso país e a consciencialização da população para a proteção e preservação do património histórico-cultural, são as principais finalidades do projeto nacional, que conta já com três edições: a primeira em Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, correspondendo ao ano de 2015; a segunda em Oleiros, distrito de Castelo Branco; e este ano nas aldeias de Mosteiro e Amendoeira da Serra, no concelho de Mértola.

A edição deste ano decorreu nos passados dias 18 a 27 de agosto e teve a participação de caminheiros e dirigentes da região de Leiria-Fátima, pertencentes aos agrupamentos de Amor, Batalha, Caranguejeira, Cruz da Areia, Marinha Grande, Memória, Parceiros, Santa Catarina da Serra, Sé-Leiria e Souto da Carpalhosa.

Nestas aldeias alentejanas, puderam conhecer e conviver com a população e acompanhar as suas tarefas diárias, que lhes proporcionaram também momentos de aprendizagem, como a pastorícia ilustrada na foto. Nos momentos de animação criados pelos escuteiros, houve a mostra de filmes, animação de Eucaristia, organização de uma pequena festa e uma tarde de jogos tradicionais.

SRCI | CNE Região de Leiria-Fátima

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.