O Projeto Rafiki nasceu no âmbito da iniciativa “mensageiros da Paz”, da Organização Mundial do Movimento Escutista, iniciativa que pretende a promoção da paz na dimensão pessoal, comunitária e na relação entre a humanidade e o meio envolvente.
A animação e acompanhamento da população local, o auxílio material e laboral nas aldeias, a sensibilização da sociedade para a desertificação e o abandono rural de algumas zonas do nosso país e a consciencialização da população para a proteção e preservação do património histórico-cultural, são as principais finalidades do projeto nacional, que conta já com três edições: a primeira em Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, correspondendo ao ano de 2015; a segunda em Oleiros, distrito de Castelo Branco; e este ano nas aldeias de Mosteiro e Amendoeira da Serra, no concelho de Mértola.
A edição deste ano decorreu nos passados dias 18 a 27 de agosto e teve a participação de caminheiros e dirigentes da região de Leiria-Fátima, pertencentes aos agrupamentos de Amor, Batalha, Caranguejeira, Cruz da Areia, Marinha Grande, Memória, Parceiros, Santa Catarina da Serra, Sé-Leiria e Souto da Carpalhosa.
Nestas aldeias alentejanas, puderam conhecer e conviver com a população e acompanhar as suas tarefas diárias, que lhes proporcionaram também momentos de aprendizagem, como a pastorícia ilustrada na foto. Nos momentos de animação criados pelos escuteiros, houve a mostra de filmes, animação de Eucaristia, organização de uma pequena festa e uma tarde de jogos tradicionais.
SRCI | CNE Região de Leiria-Fátima