Escuteiros de Porto de Mós inauguram nova sede

A nova sede do Agrupamento 370 Porto de Mós do Corpo Nacional de Escutas vai ser inaugurada no próximo dia 1 de dezembro, data em que o agrupamento assinala o 45.º aniversário da sua fundação.

“Trata-se de um sonho e de uma luta que agora vê a vitória e a luz do dia. Finalmente, os escuteiros vão ter uma sede. As instalações que usavam numas arrecadações atrás da “Casa do Povo” não ofereciam as melhores condições para a realização das atividades escutistas, nomeadamente por causa de humidade resultante de constantes infiltrações e ainda outras questões de salubridade e de dificuldade de acesso”, conta o padre José Alves, no sítio da paróquia.

O pároco ficou surpreendido com esta falta de condições, logo que chegou a Porto de Mós, numa altura em que este agrupamento era o maior da Região de Leiria-Fátima, “contando com um efetivo de cerca de 150 jovens e crianças”. E por isso lançou o desafio de se construir uma sede nova.

Depois de avaliar o local mais indicado para a obra, num terreno anexo à casa paroquial, e se decidir por uma construção de raiz, pensada e adaptada às atividades escutistas, o projeto foi aprovado e as obras iniciaram no verão de 2014. Três anos depois e após o investimento de mais de 120.000 euros, está quase terminada. Faltam muitos acabamentos, sobretudo nos exteriores e na cave, “mas queremos fazer coincidir a data da inauguração com a data do 45.º aniversário do agrupamento”, refere o padre José Alves, adiantando que, até à inauguração, “muitos trabalhos serão finalizados e as salas estarão prontas para as atividades do agrupamento”, sendo que “o município se comprometeu em fazer a ligação de esgotos e da água”.

Na sua mensagem, o pároco deixa os “parabéns aos chefes, os atuais e muitos que passaram pelo agrupamento e que que lutaram por este sonho durante décadas”, bem como aos escuteiros, pais e outras pessoas e entidades que contribuíram para esta obra. Ao Município de Porto de Mós e outras entidades que deram materiais e variadíssimos apoios.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.