Escuteiros da Cruz da Areia querem ir ao Jamboree. E estão a fazer por isso

Nos últimos três anos, os escuteiros do agrupamento 776 Cruz da Areia têm vindo a desenvolver projetos com o objetivo de minimizar os custos de participação na atividade internacional que decorrerá entre os próximos dias 22 de julho e 2 de agosto, em West Virginia, nos Estados Unidos da América. O World Scout Jamboree 2019 é o 24º de um conjunto de acampamentos mundiais que ocorrem de quatro em quatro anos, desde 1920, nos mais variados locais do mundo. Este em específico, resulta da associação entre os três países da América do Norte, o México, Canadá e EUA e assenta nos ideais de amizade, desenvolvimento sustentável e crescimento intra e interpessoal.

A participação num projeto de tal natureza, vista por muitos como a realização de um sonho, veio a revelar-se como um percurso desafiante recheado de difíceis escolhas, ao longo do qual estes jovens (com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos) foram pressionados a abdicar de algumas das comodidades intrínsecas à vida “normal” de estudante. Desde as tardes dedicadas ao fabrico dos tão famosos amendoins caramelizados, até à participação em vários eventos da cidade de Leiria, como a Feira Medieval, Leiria Sobre Rodas, Festival A Porta, Leiria há 100 anos, Aldeia do Desporto e Cinema Vadio, foram sacrificadas muitas horas de trabalho, que são recordadas não como perdidas, mas sim como investidas.

No primeiro fim de semana de maio decorreu na Quinta do Escuteiro, um dos espaços de acolhimento da região escutista de Leiria-Fátima, um encontro nacional entre todos os participantes portugueses, tendo sido divulgadas importantes informações sobre a organização do contingente em campo. O agrupamento 776 Cruz da Areia juntar-se-á aos agrupamentos da região de Setúbal, do Seixal, Nossa Senhora do Monte Sião, Cacilhas, Cova da Piedade, Quinta do Conde e Afonsoeiro, e juntos constituirão a Tropa 13, Huastec, cujo nome reflete uma antiga tribo indígena mexicana. Os jovens elementos Tiago Bento, repórter da equipa de comunicação e João Rei, como embaixador global e um dos três representantes do contingente português, terão responsabilidades acrescidas nesta grande aventura.

A alguns dias do início deste Jamboree, um misto de emoções reina entre os 23 jovens participantes e os oito chefes que os acompanham diretamente ou nos serviços de campo. Por um lado, o medo do desconhecido e as saudades antecipadas dos familiares e do conforto do lar. Por outro lado, o entusiasmo por poder experienciar uma aventura a que poucos têm acesso e que, certamente, será marcante na vida de cada um.

João Rei, um dos autores do artigo, diz-nos que “escolheu ser embaixador e foi presenteado com a seleção para tal, mas isso não significa que esteja acima dos meus colegas e prefiro permanecer assim. O artigo é sobre todos e sobre o nosso progresso, caminho e escolhas até à realização de um sonho.”

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.