A Região de Leiria do Corpo Nacional de Escutas esteve envolvida no apoio à tradicional “procissão dos caracóis”, um dos “ex libris” das festas em honra de Nossa Senhora do Fetal, no passado sábado, dia 30 de setembro.
Esta festa religiosa da paróquia do Reguengo do Fetal, no concelho da Batalha, mantém a tradição que remonta já há séculos, através da organização de uma procissão noturna que conta com um percurso iluminado por luminárias feitas a partir de cascas de caracol com azeite e torcidas artesanais, recolhidas pela população ao longo do ano nos terrenos agrícolas. Estas luminárias são dispostas de modo a formar desenhos, imagens ou palavras em honra da Padroeira.
Para além desta tradição religiosa, a freguesia do Reguengo do Fetal é, ao longo do ano, local escolhido por muitos grupos acampados na Quinta do Escuteiro, provenientes não só da região de Leiria-Fátima, mas de todo o País e do estrangeiro, para a prática de atividades radicais como escalada, rappel e slide.
Este espaço escutista, que está aberto também a outros grupos ou associações, tem uma equipa de apoio permanente, com funções que vão desde a gestão e manutenção do espaço até ao acolhimento dos grupos e desenvolvimento de atividades de enriquecimento pedagógico. Dela fazem parte escuteiros de agrupamentos tão diversos como Amor, Batalha, Caranguejeira, Caxarias, Leiria (Cruz da Areia, Santo Agostinho e Sé), Maceira, Marinha Grande, Marrazes, Memória, Porto de Mós, Pousos, Santa Catarina da Serra e Souto da Carpalhosa. Foram eles que estiveram presente na segunda procissão da referida festa, onde se faz o percurso de regresso da imagem ao seu santuário, de forma a auxiliar a população na preparação das iluminações que fazem parte da procissão.
Segundo nota enviada por Jorge Cerejo, secretário regional de Comunicação e Imagem do CNE de Leiria-Fátima, “tratou-se de uma ação de serviço à comunidade, que tem como objetivo a futura participação de outros grupos de escuteiros da região e a nível nacional nesta tradicional e peculiar festa religiosa”.