Escuteiros andaram “24 às Cegas” em serviço pela Região

A Junta Regional de Leiria-Fátima do Corpo Nacional de Escutas realizou, no primeiro fim de semana de setembro, a 3.ª edição do iniciativa que visa promover uma missão de serviço por parte de caminheiros, dirigentes e candidatos a dirigentes.

Pela primeira vez, esta atividade foi aberta a outras regiões do País, tendo participado um total de 67 escuteiros de Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Braga, Guimarães e Portalegre e Castelo Branco.

Desde 2015 que o primeiro fim de semana de setembro é reservado a esta proposta de 24 horas de voluntariado, dando corpo à principal divisa destes jovens: “servir”. Para tal, inclui várias ações de serviço realizadas em pequenas equipas, distribuídas geograficamente pela Região, em áreas de intervenção social, ambiental, animal, entre outras. O nome “24 às Cegas” surge do facto de o serviço a realizar ser desconhecido pelo participante até à chegada ao local.

Esta atividade surge da missão do Observatório Regional da IVª, equipa que pretende ser uma plataforma de comunicação e ação entre os escuteiros e as necessidades de serviço da Região. “O objetivo é identificar estas necessidades, divulgá-las aos caminheiros e organizar atividades que resolvam ou mitiguem alguns desses problemas”, refere Jorge Cerejo, secretário regional da Comunicação e Imagem do CNE de Leiria-Fátima, em nota enviada ao PRESENTE.

Na edição deste ano do “24 às Cegas”, os participantes foram distribuídos por localidades como Minde, Maceira, Amor, Fátima, Marrazes, Porto de Mós, Batalha, Leiria e Ourém, “dando a sua força de vontade e mão-de-obra para poderem fazer a diferença e tornar o dia de outras pessoas um pouco melhor”. A equipa promotora, do Observatório Regional da IVª, salienta o balanço positivo destes três dias de serviço voluntário, cujo sucesso atribui à “dedicação, boa vontade e animação” dos participantes.

2017-09-05 cne1

2017-09-05 cne2

2017-09-05 cne3

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.