Escola Diocesana Razões da Esperança este ano também tem formação online

O programa ainda pode incluir outras propostas formativas, já o CCFC está a recebê-las até ao dia 14 de agosto.

A Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), organizada pelo Centro de Cultura e Formação Cristã, é uma iniciativa que nasceu há vários anos a partir da coordenação de esforços e da colaboração de vários serviços e movimentos diocesanos, voltada para a formação dos seus agentes. O lançamento do próximo ano letivo já está marcado para o dia 2 de outubro.

Como vem sendo habitual, realiza-se quinzenalmente às terças-feiras às 21h00, sendo a primeira hora dedicada à formação bíblica e teológica, enquanto que a segunda hora (22h00-23h00) é dedicada à formação pastoral, normalmente dinamizada pelos vários serviços e movimentos da Diocese.

Há uma novidade deste semestre: a possibilidade de haver formação pastoral online, ainda que a formação bíblica e teológica seja sempre presencial. Neste caso, o Gabinete de Informação e Comunicação, em vez de ter a sua formação no segundo tempo letivo de cada terça-feira, terá na terça-feira alternada, de modo que os alunos que se inscreverem na sua proposta formativa, frequentam a disciplina de Igreja e Missão ou Cartas Paulinas presencialmente nas terças-feiras assinaladas no calendário e têm formação online a partir de suas casas na outra terça-feira. Esta é uma proposta que pode ser feita por qualquer departamento, serviço e movimento.

O programa ainda pode incluir outras propostas formativas, já o CCFC está a recebê-las até ao dia 14 de agosto. Elas podem ser presenciais, nos dias Out. 06, 20; Nov. 03, 17; Dez. 01, 15; Jan. 05, 19 das 22h00 às 23h00 ou online, nos dias Out. 13, 27; Nov. 10, 24; Dez. 08, 22; Jan. 12, 26, das 21h00 às 22h00, usando para isso a plataforma que os promotores assim entenderem. 

Programa actual

Na primeira hora, das 21h00 às 22h00:

DisciplinaFormador
Igreja e MissãoEduardo Caseiro
Cartas PaulinasSérgio Góis

Na segunda hora, das 22h00 às 23h00:

DisciplinaFormador
Curso Geral: CatequéticaServiço de Catequese
Catequese FamiliarServiço de Catequese
Escola de Leitores e MECsDepartamento de Liturgia
Escola de CursistasCursilhos de Cristandade
O que dizem os Papas sobre a Missão da IgrejaServiço de Animação Missionária

E-Razões da Esperança, na terças-feiras alternadas, via online, das 21h00 às 22h00:

DisciplinaFormador
Oficinas práticas de comunicaçãoPaulo Adriano, Gabinete de Informação e Comunicação

O que é a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE)?

Intenção

A EDRE apresenta um curso vocacionado à formação pastoral dos cristãos, sobretudo daqueles que exercem algum serviço no seio das comunidades cristãs. Por isso, ela nasce da coordenação de esforços e da colaboração de vários serviços e movimentos diocesanos.

Para tal, a EDRE propõe um Curso Básico de Iniciação à Reflexão Teológica ao qual se associa a formação específica, promovida pelos vários departamentos, serviços e movimentos diocesanos que visa a formação concreta dos agentes pastorais e dos membros dos movimentos. 

Este curso pretende assim introduzir o aluno às dimensões fundamentais da nossa fé e, ao mesmo tempo, capacitá-lo para o desempenho da missão exercida no seio da sua comunidade ou movimento.

Destinatários

– Cristãos que exerçam algum serviço no seio das comunidades cristãos. 

– Pessoas interessadas na aquisição de conhecimentos ao nível das dimensões fundamentais da fé cristã.

Estrutura 

O Curso Básico de Iniciação à Reflexão Teológica tem a duração de 3 anos, isto é, 6 semestres. Cada semestre tem 8 encontros de duas sessões cada: A primeira sessão, que corresponde à formação comum, ocupa-se das dimensões fundamentais da fé cristã, a segunda sessão destina-se à formação específica promovida pelos vários serviços e movimentos. 

As disciplinas que estruturam a formação comum tocam três áreas distintas: Sagrada Escritura, Revelação e Fé, Igreja e sacramentos e compõem o Curso Básico de Iniciação à Reflexão Teológica, estruturando-se o seguinte plano de formação:

Revelação e FéSagrada EscrituraIgreja e Sacramentos
Jesus Cristo: Deus e HomemLer o Antigo Testamento hojeAs celebrações da Fé
Deus e o HomemPerspetivas do Novo TestamentoIgreja e Missão

O aluno, após concluir o percurso dos 3 anos que visa a obtenção do Diploma, pode continuar a sua formação através da oferta da formação complementar, ou mesmo do CBT. Também o poderá fazer antes de completar o Curso Básico de Iniciação à Reflexão Teológica, mas só obterá o diploma referente a este Curso após frequentar as 6 disciplinas de base.

A formação específica está ao cargo dos diversos departamentos, serviços e movimentos e é por eles definida, tendo em conta os objetivos específicos. 

Modalidades de participação 

Regime de tempo integral

O aluno frequenta as 6 disciplinas que estruturam a formação comum, cumprindo os requisitos de frequência e avaliação que conduzem ao Diploma Diocesano do Curso Básico de Iniciação à Reflexão Teológica. Pode iniciar-se o Curso em qualquer semestre, frequentando-o durante 6 semestres.

Regime de tempo parcial

O aluno seleciona as disciplinas da formação comum que pretende frequentar. Se, em 6 anos, o aluno terminar todo o Curso, cumprindo os requisitos de frequência e avaliação, pode obter o Diploma Diocesano.

Regime de ouvinte

O aluno seleciona as disciplinas da formação comum que pretende frequentar sem se submeter a avaliação. Nesta modalidade, o aluno pode obter certificação de frequência, mas não o Diploma Diocesano.

A par da participação nas disciplinas da formação comum, ou, mais tarde, das disciplinas da formação complementar, o aluno deverá participar, em cada semestre, numa formação específica entre as oferecidas.

Local e horário de lecionação

O curso decorre em Leiria, no Centro Pastoral Diocesano, localizado no edifício do Seminário Diocesano de Leiria (Rua Joaquim Ribeiro Carvalho, 60). 

A lecionação é feita ao ritmo de um encontro quinzenal, à terça-feira, com o seguinte horários: 21h00-21h50 (formação comum) e 21h00-23h00 (formação específica).

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…


Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.