Esclarecimento sobre concertos musicais nas igrejas

O vigário geral, padre Jorge Guarda, acaba de divulgar uma nota diocesana sobre a organização de concertos dentro das igrejas.

“As igrejas das paróquias e das comunidades religiosas são solicitadas, com frequência, para nelas se realizarem concertos e atuações musicais”, começa por referir o documento, apontando depois alguma legislação da Igreja há muito existente sobre o assunto.

Apesar de se reconhecer e estimular a “as artes, incluindo a música”, e referir que “a Igreja Católica tem promovido e permitido atuações musicais nas igrejas, sempre que as mesmas contribuam para a elevação espiritual das pessoas”, a Diocese esclarece agora algumas das condições a respeitar nesses casos. O princípio geral é que “qualquer uso do templo «não deve ser contrário à santidade do lugar»”, pelo que “no que se refere à música, a Congregação para o Culto Divino indica o «critério segundo o qual convém abrir a porta da igreja a um concerto de música sacra ou religiosa, e fechá-la a toda a outra espécie de música».”

Os interessados poderão consultar neste portal o documento integral.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress