“Entrega do Credo” já chegou à paróquia dos Pousos

A participação dos pais merece as melhores linhas deste texto: a sua dedicação e presença trouxeram enorme beleza à Celebração.

No sábado passado, dia 21 de outubro, o 6º ano da catequese preparou uma celebração a que chamaram “Entrega do Credo”. A forma e o fundamento desta celebração foram inéditos na nossa paróquia, e enquadram-se no tema “Catequeses da Fé”, como preparação dos adolescentes para a sua Profissão de Fé.

Para a celebração os catequistas apresentaram dois símbolos: a “Arca da Aliança” onde guardamos o “Tesouro da Fé”, e o texto do Credo “Símbolo dos Apóstolos”, que é o resumo real da Fé dos Apóstolos.
A participação dos pais merece as melhores linhas deste texto: a sua dedicação e presença trouxeram enorme beleza à Celebração. O momento em que as mães se dirigem aos filhos e à assembleia fica gravado no nosso coração, pelo silêncio que a Igreja sentiu na profundidade das suas palavras.
Os meninos estavam felizes! A lembrança que receberam despertou a sua curiosidade: em quantas línguas se reza o Credo?

Catequista Rita


Extrato de texto lido por mães aos seus filhos:

O Credo diz-se por amor; não é por obediência a algum preceito.
O Credo não é um texto partidário. É um texto que nos aproxima de Deus, como Ele é. Sem manipulações ou parcialidade.
Hoje recebeis este texto, para que, no dia da Profissão de Fé, não tenhais medo de estar enganados! Para que as frases e as palavras vos falem de Deus. Para que vos revelem Deus.
Deus como Ele é: pai criador, misericordioso, compassivo e bom.
Jesus irmão, Jesus menino, Jesus dos ensinamentos e da cura, Jesus do lava-pés e da Eucaristia, Jesus crucificado.
Deus que é Espírito. Que ficou por cá, entre ti e mim, ao nosso lado, no meio de todos nós, reunidos nesta igreja. Ele é o segredo disto disto. Não se vê, não se ouve, parece não falar… E toda a nossa fala, ou canto, ou sentir, ou gesto, ou motivação, ao ato de amor… n’Ele tem razão de ser.
Cremos na igreja. Ou seja, acreditamos em nós, na comunhão, na confiança, nos intentos comuns. E mencionamos especialmente o Papa e o Bispo de Leiria, precisamente por causa disto.
Hoje ficamos por aqui. Mas ficamos convosco, queridos filhos. Vou repetir uma frase de à pouco: não tenhais medo de estar enganados! Que aquelas frases e palavras vos falem de Deus, vos revelem Deus.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia