Encontro vocacional CoMtigo

No dia 18 de março, realizou-se no Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Fátima, o “Encontro Vocacional – Vê, Escuta e Escolhe”, direcionado aos alunos e ex-alunos membros do movimento CoMtigo.

O CoMtigo é um movimento de jovens que pretende, através da participação em encontros de reflexão e oração, desenvolver o espírito de pertença ao Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria e de serviço aos outros, bem como o sentido de busca de um projeto de Vida ancorado em Jesus Cristo.

Num ano em que se comemora o Centenário das Aparições, foi com legitimidade que este encontro visou a reflexão dos participantes sobre a presença de Deus na vida quotidiana, bem como sobre a dimensão do conceito “vocação”, enquanto projeto de vida e chave da felicidade.

Para melhor concretizar o conceito, durante o painel da manhã, os jovens conheceram diferentes vocações através do testemunho de vários colaboradores CSCM: o frei António Lopes abordou a vocação da Ordem, a professora Eliana Oliveira o Matrimónio e a Ir. Ana Luísa Pinto a Consagração Religiosa. Já no painel da tarde, abriu-se tempo e espaço para uma interiorização mais pessoal, momento em que os jovens foram desafiados a pensar no seu Projeto Pessoal de Vida.

Como reconheço Deus?

Eram várias as imagens espalhadas pelo chão. O desafio era encontrar sinais de Deus nesses recortes de jornal. E foi imediata a descoberta.

Deus é o foco de luz que orienta o caminho, embora segui-Lo seja, muitas vezes, sair da zona de conforto, na medida em que nos damos aos outros e experimentamos novos desafios. Deus é aquele que acolhe e que ensina a acolher – e a alegria do acolhimento é recíproca. Deus é amor.

 

Vocação: a chave da felicidade

Do Latim vocare, a vocação, entendida à luz da dimensão cristã, é o projeto de vida a que somos chamados e, através do qual, Deus estabelece uma relação connosco e nos leva a entregar a vida aos outros.

Não sendo predestinação, Deus dá-nos a liberdade de escolher, ou de ir escolhendo, o(s) caminho(s) e de ir respondendo aos desafios através dos nossos dons. A vocação é a resposta a essa proposta de vida. A finalidade última do projeto encontra-se fora de nós próprios e exige uma relação de fidelidade.

Enquanto pessoas, somos chamados a viver em comunhão e ao serviço dos outros e, neste contexto, podemos fazê-lo segundo uma orientação cristã. Ao sermos pessoas em Cristo, cabe-nos escolher o modo de concretizarmos essa vocação (Matrimónio, Ordem, Vida Consagrada ou Vida Laical).

Marlene Carvalho, Gabinete de Comunicação e Imagem do CSCM

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.