Encontro regional de guias do CNE Leiria-Fátima

No próximo dia 10, no Souto da Carpalhosa, os Guias da Região Leiria-Fátima do Corpo Nacional de Escutas terão o seu encontro anual.

Segundo Baden-Powell, o Guia é o elemento fundamental do método escutista: “tendes um grande poder de fazer bem ou mal aos Escutas colocados sob a vossa orientação. Depende largamente do vosso carácter e do vosso exemplo o caminho que eles vão tomar”. Os Guias representam os seus bandos/patrulhas/equipas no Conselho de Guias, que é uma espécie de conselho de administração que gere o grupo e onde o dirigente (ou adulto) assume uma presença discreta. Neste Conselho tomam-se todas as decisões na vida do grupo e de todos os elementos.

No livro Pistas para o Guia de Patrulha, o autor refere que o Guia deve ser: o melhor escuteiro da patrulha/equipa; o irmão mais velho dos teus Escutas; e o seu Treinador. Pode parecer tarefa fácil mas não o é, pois o Guia deve ser um Exemplo Vivo a seguir em todos os momentos, sem esperar nenhuma recompensa.

Aos Guias relembro a importância do vosso papel pois são o espelho dos restantes elementos. Cabe a Vós seguirem o exemplo deixado por Baden-Powell e procurarem deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram. Lembrem-se de serem felizes e de desempenharem, o melhor que conseguirem, esta missão que vos é confiada.

Na farda distinguem-se pelas fitas colocadas no bolso esquerdo da camisa e é deles que depende o bom funcionamento do escutismo como movimento de educação não formal.

SRCI/CNE Leiria-Fátima

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.