No próximo dia 10, no Souto da Carpalhosa, os Guias da Região Leiria-Fátima do Corpo Nacional de Escutas terão o seu encontro anual.
Segundo Baden-Powell, o Guia é o elemento fundamental do método escutista: “tendes um grande poder de fazer bem ou mal aos Escutas colocados sob a vossa orientação. Depende largamente do vosso carácter e do vosso exemplo o caminho que eles vão tomar”. Os Guias representam os seus bandos/patrulhas/equipas no Conselho de Guias, que é uma espécie de conselho de administração que gere o grupo e onde o dirigente (ou adulto) assume uma presença discreta. Neste Conselho tomam-se todas as decisões na vida do grupo e de todos os elementos.
No livro Pistas para o Guia de Patrulha, o autor refere que o Guia deve ser: o melhor escuteiro da patrulha/equipa; o irmão mais velho dos teus Escutas; e o seu Treinador. Pode parecer tarefa fácil mas não o é, pois o Guia deve ser um Exemplo Vivo a seguir em todos os momentos, sem esperar nenhuma recompensa.
Aos Guias relembro a importância do vosso papel pois são o espelho dos restantes elementos. Cabe a Vós seguirem o exemplo deixado por Baden-Powell e procurarem deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram. Lembrem-se de serem felizes e de desempenharem, o melhor que conseguirem, esta missão que vos é confiada.
Na farda distinguem-se pelas fitas colocadas no bolso esquerdo da camisa e é deles que depende o bom funcionamento do escutismo como movimento de educação não formal.
SRCI/CNE Leiria-Fátima