Encontro Diocesano de Catequistas debate “Catequese e Comunidade”

No passado domingo, dia 20 de setembro, decorreu o Encontro Diocesano de Catequistas, com o qual se marcou o início das atividades neste ano pastoral de 2015-16. Estiveram presentes cerca de 120 catequistas na aula magna do Seminário – Centro Pastoral Diocesano.

Na primeira parte do encontro, o padre José Henrique Pedrosa orientou a reflexão sobre “Catequese e Comunidade”, aprofundando os critérios que fazem de um grupo uma comunidade cristã e sublinhando a importância de viver, no grupo de catequese, uma verdadeira experiência comunitária, pois “o grupo é uma primeira e fundamental experiência de ser Igreja”. De seguida, apresentou-se a opção comunitária da pastoral catequética, reforçando-se a forma como o Diretório Geral da Catequese apresenta a comunidade, como condição, lugar, sujeito, objeto e meta da catequese. O grupo da catequese e também o grupo dos catequistas, inserido na comunidade mais alargada (numa “comunidade de comunidades”), é um caminho de participação e de responsabilização, vivido dentro de uma experiência global cristã, no qual cada catequista tem uma missão essencial no estabelecer das relações que marcam a vida comunitária. Concluiu-se com a afirmação de que uma verdadeira catequese lança para a comunidade e será sempre fonte de vitalidade e de renovação da própria Igreja.

Na segunda parte, após a apresentação dos materiais catequéticos disponíveis para a realização do atual itinerário catequético da infância e adolescência, foram brevemente apresentados dois projetos que estão já a ser vividos em algumas paróquias da Diocese e que terão, este ano, um espaço de formação integrado na Escola Diocesana Razões da Esperança. Da paróquia de Santa Eufémia estiveram presentes os catequistas e algumas famílias envolvidas na Catequese Familiar que partilharam a sua experiência; da paróquia da Azoia, uma catequista apresentou o caminho feito com o grupo de pais com o projeto da Escola Paroquial de Pais.

Já com a presença do Bispo diocesano, D. António Marto, foram entregues os diplomas aos catequistas que concluíram o Curso de Iniciação e o Curso Geral na Escola Diocesana Razões da Esperança no ano de 2015.

O encontro terminou com um momento de oração mariana, em que D. António ajudou a contemplar Maria na sua missão singular na história da salvação e como inspiração para os catequistas no seu papel evangelizador dentro da comunidade cristã.

 

Escola Paroquial de Pais

A Escola Paroquial de Pais é um projeto acessível e prático, inspirado num modelo de catequese de adultos, especialmente direcionado para os pais que pedem a educação cristã dos seus filhos. Nasce da necessidade sentida por catequistas e famílias de aproximação e colaboração mútua, favorecendo as competências educativas dos pais e outros familiares.

Dirigida aos catequistas que já trabalham com esta proposta, assim como aos que se preparam para lançar e acompanhar a Escola Paroquial de Pais nas paróquias, haverá espaço de formação na Escola Diocesana Razões da Esperança, às terças-feiras, a um ritmo quinzenal, das 21h00 às 23h00 e com início a 29 de setembro de 2015, dia em que decorrem também as inscrições.

Esta formação terá como objetivo compreender o que é, como se prepara, lança e acompanha este projeto catequético, assim como o estudo dos materiais já disponíveis. Para cada ano da infância, estão preparados 6 encontros de formação para os pais (publicados pelo SNEC em dois volumes), a realizar ao longo do ano pelo catequista que acompanha o grupo ou outro animador paroquial.

Paralelamente, nesta mesma segunda hora da EDRE, para os respetivos catequistas e outros interessados continuarão a funcionar os módulos do Curso de Iniciação de Catequistas, do Curso Geral de Catequistas (Pedagogia) e da Catequese Familiar.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.