Cerca de 60 colaboradores participaram no Encontro da Família Cáritas, no passado domingo 12 de março, no Centro Pastoral Diocesano, em Leiria.
Filipa Abecasis, da Cáritas Portuguesa, deu informações sobre o acolhimento e apoio aos refugiados. Revelou que Portugal já recebeu cerca de mil pessoas e que a Cáritas Portuguesa tem prestado auxílio direto a muitas famílias mediante projetos específicos na Síria, na Turquia, na Sérvia e na Grécia, envolvendo sempre a colaboração com as organizações locais da Cáritas. Explicou que os refugiados que vêm para Portugal, com frequência, desejam juntar-se a familiares que têm noutros países e sempre procuram alcançar melhores condições de vida, o que os leva a saírem do nosso país logo que têm oportunidade para tal. Disse ainda que, na União Europeia, é necessário reformular a Agência de Asilo e dotá-la de meios adequados e melhorar a coordenação e a solidariedade.
A técnica de serviço social da Cáritas Diocesana, Mariana Luís, deu a conhecer o novo rebento da instituição, o Serviço de Apoio à Maternidade em Dificuldade, que será apresentado pelo Bispo diocesano, no próximo dia 24, às 11h00, numa sessão pública a decorrer no Seminário de Leiria.
Nelson Costa e Elda Santos apresentaram, então, resumidamente, o relatório de atividades da Cáritas Diocesana durante o ano de 2016, salientando a ajuda às famílias, o apoio na aprendizagem a adolescentes com dificuldades, o acolhimento a pessoas de várias idades na casa da colónia balnear do Pedrógão, as iniciativas para envolver a população e suscitar contributos, o número de colaboradores e o apoio de empresas e instituições.
Presente no encontro, em nome do Bispo, o vigário geral da Diocese, felicitou todos os colaboradores da Cáritas e encorajou-os na sua generosidade e serviço, pedindo-lhes que tenham confiança nos responsáveis da instituição.
Um momento de oração e outro de confraternização à volta da mesa encerraram este encontro da “Família Cáritas” de Leiria-Fátima.
Números da Cáritas
• Atendimento social – 389 famílias apoiadas; 978 pessoas beneficiadas; 872 atendimentos realizados; 22.053,30 euros concedidos.
• Loja solidária – 185 famílias apoiadas; 481 pessoas beneficiadas; 356 atendimentos realizados; 17 voluntárias envolvidas.
• Feira solidária – 2 edições; 250 visitantes; 12 voluntárias; angariados 1 344,81 euros.
• Apoios indiretos – Centro de Acolhimento de Leiria (6.420,00 euros); apoio aos grupos sócio-caritativos paroquiais (5.977,66 euros).
• Casa do Pedrógão – Atividades envolveram 25 crianças, 381 jovens, 129 adultos, 269 idosos, 37 pessoas portadoras de deficiências.
• Colónias balneares – Crianças e adolescentes participantes: 151 dos 6 aos 9 anos, 81 dos 10 aos 12 anos e 47 com mais de 13; 49 monitores voluntários (dos 18 aos 30 anos).
• Campanha “Apadrinhe umas férias felizes” – 115 crianças e adolescentes apadrinhados; 27 padrinhos; 3.450 euros doados.
• Formação “+ próximo” – Duas sessões do módulo de ação social na paróquia e duas sessões do módulo de atendimento de proximidade, em Carvide e Monte Redondo.
• Programa de reaproveitamento alimentar – envolvidos 5 Conferências de S. Vicente de Paulo, o Centro de Acolhimento de Leiria e 6 lojas Pingo Doce.
• Festa “A solidariedade brilha no Mercado de Sant’Ana” – 800 visitantes; 60 voluntários; 28 empresas envolvidas; 3.378,15 euros angariados.
• Campanha “10 milhões de estrelas – um gesto pela paz” – envolvidas 55 paróquias, 13 escolas e 9 empresas/instituições; 21.600 angariados com a venda de velas; 35% dp saldo oferecido à Cáritas do Líbano.
• Peditório da Semana Cáritas – Angariados 19.118,31 euros; 278 voluntários envolvidos.
• Cáritas Jovem – Projeto “Explica-me”, com 15 explicadores voluntários, beneficiou 19 adolescentes de famílias carenciadas, dos quais só um não transitou de ano letivo; Projeto “Escuta-me” realizou 7 conferências, com um total aproximado de 600 participantes; Projeto “Equipa-te” organizou 2 fins de semana de atividades, com a participação de 55 adolescentes e colaboração de 17 jovens voluntários.