Editorial REDE 151

À semelhança dos anos anteriores, o Serviço de Pastoral Juvenil da diocese de Leiria-Fátima pretende oferecer aos jovens que se preparam para o Crisma um percurso que os ajude a crescer na fé.

Faleceu no dia 16 de novembro, no Hospital de Santo André, em Leiria, o padre Abílio Vieira, de 96 anos, da diocese de Setúbal, mas a residir em Fátima desde 1982. Este sacerdote nasceu em 1925 e foi ordenado  em 1948. No longo tempo em que residiu em Fátima, foi temporariamente pároco da Atouguia, colaborador de várias paróquias como capelão, e prestou serviços pastorais no Santuário de Fátima. Esteve também entre os benfeitores da Casa Diocesana do Clero, para a qual contribuiu com os seus donativos. A celebração das exéquias teve lugar na igreja paroquial de Fátima, nesta quinta-feira, às 11h00, sendo depois sepultado no cemitério local.

À semelhança dos anos anteriores, o Serviço de Pastoral Juvenil da diocese de Leiria-Fátima pretende oferecer aos jovens que se preparam para o Crisma um percurso que os ajude a crescer na fé. O  F5 – Grupo Diocesano de Preparação para o Crisma trata-se de uma proposta de três encontros a realizar nos dias 11 de dezembro, 8 de janeiro e 12 e 13 de fevereiro. Os destinatários são todos os jovens que estão a preparar-se para o Crisma e que tenham vontade de aprofundar essa preparação e fazer uma caminhada integrados num grupo diocesano. Segundo a nota enviada pelo Serviço, através destes três encontros, para além de criar um grupo diocesano de preparação para o Crisma, pretende-se proporcionar aos jovens um percurso de crescimento pessoal, tendo como ponto de partida o testemunho de Zaqueu. A inscrição é feita individualmente, através do preenchimento de um formulário até ao dia 4 de dezembro. Todas as dúvidas devem ser remetidas para sdpjleiria@gmail.com.

«Escutar e caminhar no Espírito» é o tema da manhã de oração e reflexão para catequistas, orientada pelo padre Virgílio do Rocio Francisco, pároco de Pataias e Alpedriz. O encontro realiza-se no Seminário Diocesano de Leiria, durante a manhã de sábado de 27 de novembro, das 9h30 às 12h30. Esta é uma oportunidade para os catequistas da Diocese iniciarem o tempo do Advento com um espaço de reflexão e oração marcado pelo escuta do Espírito e envolvidos numa dinâmica de “participação, comunhão e missão” em caminho sinodal. Para participar é necessário fazer a inscrição até ao dia 25 de novembro.

No sábado, 4 de dezembro, das 9h30 às 12h30, no seminário de Leiria, haverá um encontro para trabalhar a metodologia do projeto Say Yes. Depois, a 18 de dezembro, sábado, também das 9h30 às 12h30, no Seminário de Leiria, será o encontro de apresentação da Etapa 11. Esta Etapa é para ser vivida durante o tempo entre o Natal de 2021 e o início da Quaresma de 2022. Para participar, é necessário fazer a inscrição em separado, em cada um dos encontros.

Na noite de 23 de novembro terá lugar a quarta aula da formação “Rumo a uma Igreja sinodal a convite do Papa Francisco”, a decorrer neste semestre, até 18 de janeiro de 2022, na Escola Diocesana Razões da Esperança. Sob o tema “(A Igreja é) Comunhão, Participação e Missão”, a aula estará a cargo de Eva Vieira, delegada diocesana para o Sínodo 2021-2023. A última sessão, a 9 de novembro, foi dedicada ao tema “Somos um povo a caminho”, apresentado pelo padre Gonçalo Diniz, pároco de Leiria e Cruz da Areia. Durante uma hora, o biblista mostrou por meio de alguns relatos da Sagrada Escritura que a sinodalidade não é algo de novo no percurso da Igreja. “A sinodalidade, com as suas caraterísticas, está profundamente enraizada na mensagem bíblica, quer no Antigo quer no Novo Testamento”, começou por dizer.

A terminar, lembramos que no próximo domingo celebra-se o Dia Mundial da Juventude, e a diocese de Leiria-Fátima fará o seu Festival da Canção Jovem de Mensagem Cristã. Esta iniciativa, organizada pelo Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil, terá lugar no Teatro Municipal de Ourém com início marcado para as 16h00. A par com o concurso de três grupos, das paróquias da Azoia, Barreira e Marinha Grande, que procuram levar para casa o prémio de canção vencedora, haverá tempo para celebrar a juventude através da interpretação do hino da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. O festival deste ano terá algumas surpresas especiais, já que ocorre 40 anos depois da realização do primeiro.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt