Editorial REDE 147

No próximo domingo, na Sé, pelas 16h30 decorrerá a cerimónia diocesana de abertura, seguida de missa às 18h30.

A actualidade da diocese de Leiria-Fátima, à semelhança das outras dioceses do país e do mundo, fica marcada pela abertura do processo sinodal nas Igrejas locais. No passado domingo, para além dos fiéis que fizeram questão de estar presentes, estiveram também os delegados de cada paróquia, serviços e movimentos. Com o cardeal D. António Marto, oficializaram a adesão ao convite do Papa Francisco para a realização do “caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio”.

Dias antes, o bispo diocesano, em jeito de convite a toda a Igreja local, tinha publicado uma nota pastoral intitulada “Caminho sinodal, graça e imperativo para a Igreja”. O conteúdo dessa mensagem foi recuperado pelo prelado, durante a intervenção que fez durante a sessão de abertura. Começou por explicar o que se entende por Igreja Sinodal, como pudemos ouvir.

D. António Marto chamou a atenção para os erros em que se incorrem na interpretação daquilo que é um processo sinodal, que não pode ser reduzido a um mero estudo sociológico.

Diz então D. António Marto que “se trata de um ‘evento espiritual de discernimento’ comunitário e apostólico (…) [em que] todo o povo de Deus, todos nós somos chamados a desempenhar um papel ativo e imprescindível”. 

A sessão de abertura serviu para assinalar a importância da fase diocesana do Sínodo.

Após esta sessão de abertura vai seguir-se um “tempo de escuta e discernimento nos vários conselhos paroquiais e diocesanos, nas comunidades religiosas, movimentos e grupos”, que culmina numa assembleia sinodal diocesana, a 2 de abril de 2022, em que será apresentada uma síntese da reflexão dos vários grupos, para ser enviada ao Secretariado da Conferência Episcopal e tornada pública na diocese.

A fase diocesana encerra-se com a celebração eucarística da peregrinação a Fátima, no dia 3 de abril.

Para além deste destaque da diocese de Leiria-Fátima, amanhã, dia 22 de outubro, às 21h00, na igreja paroquial da Bajouca, realiza-se a Vigília Missionária Diocesana, presidida também pelo cardeal D. António Marto. Esta celebração antecede o Dia Mundial das Missões que ocorre no próximo domingo. A Vigília tem como tema: o desejo de ser sal e luz nas nossas terras e contém alguns excertos da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões. Esta vigília será transmitida pelos canais da Diocese, mas também está aberta a todos os que queiram participar.

Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress