Editorial REDE 128

O grande destaque vai para o Mosteiro de Santa Clara, em Monte Real, que amanhã vai estar em festa. Três jovens que estão naquele convento de monjas clarissas vão fazer a sua Profissão de Votos Temporários na Ordem, numa celebração que terá início às 15H00 e que será transmitida online.

Esta semana é lembrada a celebração do Jubileu das Vocações que foi realizado no passado sábado. Ao todo, na Sé de Leiria, estiveram presentes 21 casais, 3 sacerdotes e 11 religiosas que perfaziam o marco aniversário dos respectivos votos, de 25, 50 e 60 anos. Um desses casais, celebrava mesmo a inusitada efeméride de 70 anos de vida em conjunto desde que prometeram um ao outro a fidelidade matrimonial. Para além destes, o próprio presidente da celebração, o cardeal D. António Marto faz este ano, no próximo dia 7 de novembro, 50 anos da sua ordenação presbiteral. Foi o próprio que, na homilia da celebração, lembrou que “não se trata apenas de evocar uma data do passado, de festejar um aniversário reduzido a um dia. São datas memoráveis que encerram uma vida, uma história e muitas estórias. São marcos na história da vida pessoal, familiar e comunitária que deixam marcas e que merecem ser evocados, celebrados e rezados em ação de graças. São uma bênção para os próprios, para a família, para a comunidade cristã e para aqueles que os partilham.”

O grande destaque vai para o Mosteiro de Santa Clara, em Monte Real, que amanhã vai estar em festa. Três jovens que estão naquele convento de monjas clarissas vão fazer a sua Profissão de Votos Temporários na Ordem, numa celebração que terá início às 15H00 e que será transmitida online. As Irmãs Ibrânia, Bernadete e Antonieta, de 25, 26 e 23 anos respetivamente, são os primeiros frutos da Fundação do Mosteiro da diocese de Maliana em Timor-Leste. As três jovens, têm em comum o facto de terem conhecido as Irmãs Clarissas após a conclusão dos estudos secundários, ainda que em momentos e circunstâncias diferentes. Depois de terem ido conhecer como as irmãs viviam, regressaram às famílias e pediram para iniciar a sua forma de vida no Mosteiro, onde experimentaram o sabor das dificuldades, desafios e carências próprias da fundação de um Mosteiro em terras de missão. Não foi fácil, confessam, mas acabou por ser uma experiência muito gratificante e enriquecedora. Depois desta experiência que se prolongou por dois anos, chegaram a Portugal, ao Mosteiro de Santa Clara de Monte Real, em março de 2018 onde continuaram a sua formação humana e espiritual.

Finalmente, o Comité de Organização da Jornada Mundial da Juventude da Diocese de Leiria-Fátima anunciou — tal como estão a fazê-lo as restantes dioceses do país — as candidaturas para o coro da JMJ LISBOA 2023. São 10 as vagas disponíveis para os jovens, que devem saber ler música e ter entre 15 e 30 anos à data do evento. Depois desta fase de inscrição que terminará no fim do mês, será feita uma pré-seleção de até 10 candidatos através da análise das suas candidaturas e de uma audição prévia.

Para além destas notícias, muitas paróquias da Diocese fizeram-nos chegar os seus relatos das festas que se vão realizando um pouco por todo o território, desde a Solenidade do Corpo de Deus, passando pela celebração de Primeiras Comunhões e Profissões de Fé.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.