Editorial REDE 126

Esta semana a actualidade noticiosa da Diocese de Leiria-Fátima fica marcada pela publicação da nota pastoral do cardeal António Marto a propósito da Solenidade do Corpo de Deus.

Esta semana a actualidade noticiosa da Diocese de Leiria-Fátima fica marcada pela publicação da nota pastoral do cardeal António Marto a propósito da Solenidade do Corpo de Deus. 

Como sabemos, este ano, devido à pandemia, não se pode fazer esta celebração diocesana como é habitual, com a missa e a procissão eucarística na cidade de Leiria. Mas nem por isso, diz o cardeal, “deixaremos de celebrar e viver a solenidade com a devida fé e devoção para com o Senhor”. É por isso que ele pede especialmente aos sacerdotes e responsáveis de comunidades, incluindo as de religiosos e religiosas e outras, que se empenhem, da melhor forma de que forem capazes e tenham inspiração, para proporcionar aos fiéis vários meios litúrgicos e espirituais para vivência da solenidade.

Concretamente, nesse documento, o bispo D. António Marto refere os três pontos a que se deve prestar atenção: à Eucaristia, à adoração eucarística e à visita ao Santíssimo Sacramento. 

Para a Eucaristia, pede para — e citamos — se “cuidar com especial esmero e envolvimento de vários ministérios na sua fervorosa celebração comunitária, especialmente nas igrejas paroquiais e no Santuário de Fátima. No final, pode prolongar-se um pouco mais com uma breve adoração ao Santíssimo e procissão no interior da igreja apenas com os ministros, como se faz na Quinta-feira santa”.

Acerca da Adoração eucarística, o Bispo sugere que seja feita “nos dias anteriores, no próprio dia ou nos seguintes”. Para o efeito “podem usar-se as propostas sob o exemplo de S. Francisco Marto, para crianças, jovens e adultos, já enviadas e disponíveis no sítio da Diocese na internet”.

Pede ainda para que, na solenidade do Corpo de Deus e noutros dias, se mantenham as igrejas abertas e se incentive a visita e adoração pessoal ao Santíssimo Sacramento”. Acrescenta ainda que se deve “usar alguma pedagogia para instruir os fiéis e disponibilizar textos e instrumentos úteis a essa prática, que pode ser feita também em família ou em grupo”.

Refira-se que esta Solenidade tinha, este ano, uma particular atenção por a diocese de Leiria-Fátima estar a celebrar o primeiro ano do triénio dedicado à Eucaristia.

Outro tema que não diz apenas respeito à Diocese de Leiria-Fátima, mas a todo o país, é a peregrinação das crianças a Fátima. À semelhança do que tem feito recentemente, o Santuário de Fátima propõe uma “peregrinação pelo coração” para as crianças que, devido à situação sanitária, ainda não vão poder reunir-se presencialmente na Peregrinação Nacional das Crianças, que habitualmente se realiza no dia 10 de junho.

Partindo da história de Fátima, contada por Lúcia, as crianças são convidadas a jogar em família com as “Vitaminas de Esperança”, um jogo de tabuleiro que “pretende ajudar, neste tempo de pandemia, a crescer com Lúcia, Francisco e Jacinta na esperança de Deus e a levá-la aos outros”. Em cada semana, até ao dia 10 de junho, vão ser disponibilizados na página do Santuário, prontos a descarregar e a imprimir, o tabuleiro do jogo em partes sucessivas e os respetivos materiais de “Vitaminas de Esperança”. No dia 10 de junho haverá a transmissão em direto das celebrações da Peregrinação das Crianças através dos canais digitais do Santuário de Fátima, e o desvendar do mistério da última casa do jogo “Vitaminas de Esperança”. 

Para quem estiver interessado nesta proposta, os materiais estão prontos para descarregar na página do Santuário, em www.fatima.pt

Outro assunto que queremos destacar é uma iniciativa que está a ser preparada pela Cáritas Diocesana de Leiria. Trata-se da Feira Solidária de Verão, que vai decorrer nas próprias instalações daquela organização, nos próximos dias 28, 29 e 30 de maio.

Como sabemos, a Cáritas tem procurado, em articulação com os serviços públicos e privados da comunidade, dar resposta aos pedidos de apoio que vão surgindo, atendendo à situação atual que ainda nos encontramos a atravessar. 

Com esta iniciativa solidária local, procurar-se-á que os fundos angariados possam ser canalizados para os projectos a desenvolver pela instituição, para continuar o apoio às pessoas com menores recursos económicos, que diariamente procuram a instituição. 

O evento autorizado irá decorrer no espaço exterior da instituição e contará com a venda de artigos em segunda mão, tais como: vestuário, artigos para o lar, livros e brinquedos, que se encontrem em bom estado de conservação, e com preços desde 0,50€.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.