Discurso de apresentação do livro “Cardeal D. António Marto Teólogo e Pastor”

O livro reúne vários textos de D. António Marto, em duas partes. A primeira, junta as cartas que nos escreveu ao longo destes 16 anos; são textos de profunda reflexão teológica oferecida de uma forma muito pedagógica, como sabemos. Lembramo-nos, certamente, de algumas destas cartas; temos agora uma forma de as termos connosco e de um modo mais facilitado. Permito-me recordar algumas das temáticas: 
http://lefa.pt/?p=47234

Eminência Reverendíssima D. António Marto, 

Reverendíssimo D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, 

Prezados presbíteros, 

Estimadas irmãs e irmãos em Cristo Jesus, 

neste dia de ação de graças, em que por toda a diocese de Leiria-Fátima elevamos orações de gratidão pelo dom do episcopado de D. António Marto, fica disponível uma publicação intitulada “Cardeal D. António Marto: Teólogo e Pastor”. 

Discurso de apresentação do livro
https://youtu.be/Q3Za8WUGZck

Com a chancela editorial da Diocese de Leiria-Fátima e do Santuário de Fátima, o livro pode ser adquirido na Gráfica de Leiria e na Livraria do Santuário de Fátima; está hoje disponível a um preço especial, ao fundo da nossa catedral. 

A obra abre com uma palavra do Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e, agora, bispo eleito da nossa diocese, D. José Ornelas Carvalho (que no próximo Domingo acolheremos nesta catedral), com um texto de D. Manuel Pelino Domingues, bispo emérito de Santarém e amigo íntimo de D. António Marto, e com o texto da sua homilia dos 50 anos de ordenação presbiteral. 

O livro reúne vários textos de D. António Marto, em duas partes. A primeira, junta as cartas que nos escreveu ao longo destes 16 anos; são textos de profunda reflexão teológica oferecida de uma forma muito pedagógica, como sabemos. Lembramo-nos, certamente, de algumas destas cartas; temos agora uma forma de as termos connosco e de um modo mais facilitado. Permito-me recordar algumas das temáticas: 

— a beleza e a alegria da vocação cristã;

— as crianças; 

— a Ternura de Deus;

— o coração da Fé (a formação para uma fé adulta); 

— os sacerdotes;  

— o coração da Igreja, lido à luz da comunhão e da corresponsabilidade;  

— o chamamento à Caridade; 

— o testemunho de Cristo no mundo; 

— a beleza e a alegria de viver em família; 

— Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia;  

— a alegria de ser Igreja em missão; 

— os jovens; 

— a Eucaristia, como encontro e comunhão com Cristo e os irmãos. 

A segunda parte contém múltiplas passagens — são 100 citações de textos de D. António Marto — sobre diferentes aspetos da vida e do pensamento do nosso cardeal: 

— fala sobre as suas raízes: a família, a vocação, a formação; 

— o ministério da ordem: diácono, presbítero, bispo;

— a sua condição de mestre, de professor e de educador;  

— sobre o cardinalato;  

— sobre Nossa Senhora de Fátima e os Santos Pastorinhos; 

— sobre o próprio fenómeno de Fátima, como acontecimento para a Igreja e para o mundo. 

Quase poderíamos dizer que esta segunda parte é um dicionário sobre tantos temas da Igreja atual, passando também, por parte da sua biografia, com fotografias das diferentes fases da vida do nosso cardeal. 

Estes temas aparecem a emoldurar passos de D. António na nossa diocese e, por isso, aí vemos um capítulo especial dedicado ao “Pastor em Leiria-Fátima”; aí o vemos…  

— com os «amiguitos e amiguitas»; 

— com os jovens;  

— com a família; 

— com os leigos;  

— com os ministros ordenados;  

— com as religiosas e com os religiosos;  

— com os doentes;  

— com os peregrinos de Fátima; 

— com os Papas;  

— e, finalmente, com todos e para todos, onde se leem intervenções no âmbito da sociedade e da cultura. 

Depois destas 100 citações, autênticas sentenças de sabedoria, o livro termina com as armas de fé de D. António Marto e com uma breve nota biográfica. 

Eminentíssimo Administrador Apostólico e Bispo emérito da Diocese de Leiria-Fátima: 

com esta obra vamos continuar a ter presentes os seus ensinamentos. 

No livro há muitas e muito belas passagens. Nesta hora, talvez gostemos de lembrar a que se refere ao dia em que pela primeira vez se nos dirigiu e ao dia da entrada de Sua Eminência nesta catedral. Alguns de nós lembrar-nos-emos: 

«Foi com intensa emoção que cheguei à catedral e me ajoelhei, à entrada, para beijar as pedras deste templo» (25 de junho de 2006). 

Sentíamos já esta emoção nas primeiras palavras que nos dedicava, emoção que queremos continuar a sentir, mesmo que, agora, noutra condição, na condição de bispo emérito. Assim nos dizia:

«Salve, querida diocese de Leiria-Fátima! Eu te saúdo com todo o afeto e no amor de Jesus Cristo! […] A minha saudação quer entrar em cada casa das aldeias, vilas e cidades da nossa Diocese e chegar a todos aqueles que o Senhor me confiou. Ela quer chegar a cada família, em especial àquelas que vivem qualquer tipo de dificuldade; exprime-se num simples “olá, amiguito(a)” dirigido a cada criança; manifesta-se como disponibilidade para a escuta e companhia para todos os jovens; torna-se encorajamento e partilha de responsabilidade para os adultos; faz-se veneração afetuosa para os idosos, proximidade a cada doente, amor preferencial a cada pessoa pobre, humilhada ou portadora de deficiência; ressoa como convite respeitoso, discreto e dialogante a todos os homens e mulheres de boa vontade que não partilham a mesma fé» (22 de abril). 

Podemos dizer que não foram apenas as pedras de calcário desta sé que beijou, mas todos aqueles que o tiveram como pastor. Com as palavras que nos deixou ao longo destes 16 anos, algumas delas coligidas nesta obra, aprendemos a ser melhores cidadãos da cidade dos homens e da cidade de Deus, que, afinal, é a mesma cidade iluminada por Cristo. 

Bendito sejas, D. António Marto, teólogo e pastor, porque vieste em nome do Senhor! 

Leiria, 6 de março de 2022

Marco Daniel Duarte

Discurso de apresentação
https://drive.google.com/file/d/1UyOhfT99VGh7mKD4F7Y40LcoU4TklTeB

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress