Diocese festeja ordenação de Fábio Bernardino

Quase um milhar de fiéis marcaram presença, no domingo do Bom Pastor, dia 11 de maio, às 16h00, na ordenação sacerdotal de Fábio Bernardino. D. António Marto presidiu à cerimónia, onde estiveram familiares, amigos e conterrâneos do neo-sacerdote, assim como meia centena de presbíteros.

O neo-sacerdote, que esteve a colaborar na paróquia da Maceira depois de concluir o curso de Teologia, celebrará a Missa nova no próximo dia 18 de maio, na Igreja de S. Vicente, em Aljubarrota.

Da homilia de D. António Marto

“… após dois anos sem uma ordenação, (…) queremos viver esta celebração portadora de alegria e esperança para a nossa diocese.”

“Só se pode ser pastor do rebanho de Jesus por meio d’Ele e em íntima comunhão com Ele. É isto que se exprime e realiza no sacramento da Ordem, a fim de que, através de nós, seja Ele que apascenta.”

“Neste dia mundial de oração pelas vocações de consagração faço um apelo premente à diocese, a cada comunidade, às famílias cristãs, a cada um de nós para ter a ousadia de propor aos jovens e menos jovens o caminho de serviço a Deus e aos homens do nosso tempo, sacudindo porventura a sua indiferença.”

“Aos jovens presentes peço que cada um escute a voz do Senhor e se interrogue: Senhor, que queres de mim? Aonde me chamas? Aonde queres que eu vá? Que queres que faça da minha vida? E responda sem medo, com generosidade de alma e coração.”

 Padre Fábio Bernardino na primeira pessoa

Sobre o dia especial:

“Este dia é um ponto de chegada muito importante, para o qual me vim a preparar nos últimos 6 anos, com o curso de teologia, mas já desde há muitos anos que venho descobrindo esta vontade de Deus para a minha vida. Sinto-me completamente agraciado por Ele e repleto das suas bênçãos.”

Sobre os fiéis que marcaram presença:

“Sinto-me muito feliz e emocionado. Toda a celebração foi muito intensa. Ao mesmo tempo, tenho a noção de que, as pessoas, ao cumprimentarem-me, mais do que ser um simples cumprimento, estão a dar graças a Deus.”

Sobre quem o marcou na caminhada:

“Quero agradecer, primeiro que tudo, às pessoas da minha família, aos meus pais, aos meus irmãos. Aos meus avós e bisavós que me deixaram uma herança de fé cristã simples, mas muito profunda e verdadeira. Quero depois agradecer às pessoas da minha terra, com quem comecei a conhecer e a amar Jesus Cristo e a Sua mensagem. Foi ali, que estas raízes da vocação sacerdotal nasceram, depois com a ajuda do pré-seminário e seminário, que depois edificaram esta casa que é a vocação cristã.

Sabia que…

 … quando, no dia 11 de maio, Fábio Bernardino foi ordenado sacerdote, na Sé de Leiria, passaram quase 3 anos desde que D. António Marto ordenou um sacertote na Diocese. A última ordenação diocesana ocorreu na Catedral a 13 de novembro de 2011. Na altura, o Bispo diocesano ordenou Patrício Oliveira.

 … na Ataíja de Cima, aldeia da freguesia de Aljubarrota de onde Fábio Bernardino é natural, é preciso recuarmos 67 anos para conhecer a última ordenação sacerdotal de um conterrâneo, foi a do padre Manuel Tomás de Sousa, a 13 de julho de 1947. Durante os anos do seu sacerdócio, foi pároco em Serro Ventoso, Arrimal, Mendiga, Carvide, Vieira de Leiria, Calvaria e Pedreiras. O padre ataíjense faleceu a 12 de julho de 1986, 2 anos antes do padre Fábio Bernardino ter nascido.

Ver a fotorreportagem

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.