Diocese em peregrinação a Fátima no dia 13

A Igreja de Leiria-Fátima vai viver a sua 85.ª Peregrinação Diocesana a Fátima, no próximo dia 13 de março, sob o tema “A caminho com Maria, mãe de ternura e de misericórdia”, na linha da temática pastoral deste ano e de preparação para o centenário das Aparições.

 – Descarregar guião

Descarregar cartaz 

 

“A caminho
com Maria,
mãe de ternura
e de misericórdia”

Na sua carta pastoral para este biénio, D. António Marto apela aos diocesanos que acolham “a mãe que ajuda a contemplar a ternura e a misericórdia de Deus; a mãe que reúne os seus filhos em família para que cada um se sinta membro afetivo e efetivo desta família que é a Igreja; aquela mãe que convida os filhos a serem, como ela, Igreja em saída que vai levar a ternura, o calor e a alegria do Evangelho a todas as periferias”. E aponta que “deste acolhimento faz parte também a nossa Peregrinação Diocesana a Fátima, que (…) evoca que a misericórdia é uma meta a alcançar e um longo caminho a percorrer”.

Também na mensagem para esta Quaresma, o Bispo diocesano aponta a peregrinação como “sinal do nosso caminhar juntos como Igreja «Com Maria, Mãe de Misericórdia»” e pede “que nas comunidades se incentive uma boa preparação”.

 

Todos unidos

“A nossa peregrinação deverá ser o ponto alto da caminhada espiritual de toda a quaresma”, refere o vigário geral, padre Jorge Guarda, na apresentação do guião onde se indicam os vários momentos da jornada.

Os fiéis são aconselhados a não ir a pé neste dia, de modo a estarem com disposição física e mental para participar em todo o programa. O mais importante é a presença em comunhão de oração e celebração, pelo que as peregrinações paroquiais ou de grupos a pé deverão fazer-se noutro dia, a não ser que façam parte do próprio programa, como é o caso da atividade da pastoral juvenil. Na mesma linha, é feito o apelo aos párocos para que alterem o horário das Missas, ou as cancelem, e não marquem atividades paroquiais.

Como preparação espiritual, aconselha-se os peregrinos a celebrarem antecipadamente o sacramento da Penitência. Haverá essa oportunidade também no próprio dia, na Capela da Reconciliação, na parte inferior da Basílica da Santíssima Trindade, das 08h00 às 09h30.

Pede-se, ainda, que os fiéis tragam as faixas (cachecóis) com a cor da respectiva vigararia, para reforçar este simbolismo de união na diversidade.

 

Programa

09h15 – Via Matris – caminhada para a Capelinha, a partir de quatro locais, por vigararias: Leiria e Monte Real na rotunda do Anjo de Portugal; Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós junto à rotunda da Rodoviária; Fátima e Ourém junto à rotunda de Santo António; Colmeias e Milagres em frente do Exército Azul.

10h00 – Saudação a Nossa Senhora e Rosário.

11h00 – Procissão e celebração da Eucaristia

13h00 – Almoço convívio por vigararias nos parques: Leiria e Monte Real no 12; Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós no 11; Fátima e Ourém no 13; Colmeias e Milagres no 2.

15h00 – Propostas à escolha: Visita guiada à exposição “Terra e Céu –  Peregrinos e santos de Fátima”; Filme sobre as aparições do Anjo; Encenação “Maria”, pelo do Colégio de S. Miguel.

16h45 – Celebração do adeus e consagração a Nossa Senhora, na Capelinha.

 

Crianças dos 4.º, 5.º e 6.º anos da catequese

Este ano haverá um programa especial para as crianças dos 4.º, 5.º e 6.º anos da catequese, envolvendo os catequistas e familiares. O objetivo é “levar as crianças ao conhecimento da Mensagem de Fátima, na perspetiva do amor e da misericórdia que marca este ano”.

O encontro, organizado pelo Movimento da Mensagem de Fátima, decorrerá no Centro Pastoral Paulo VI, na sala Bom Pastor, com início às 09h00 e a integração no programa geral a partir das 10h30, na caminhada para a Capelinha.

Pede-se que as crianças tragam o lenço que usaram na Festa do Perdão e da Primeira Comunhão, “símbolo de pureza e de misericórdia”, e que os catequistas tragam um estandarte com o nome da paróquia, uma pintura de Maria e a assinatura dos elementos do grupo. A ideia é “ser visível, criar beleza e ser referência para ninguém se perder”, sugerindo-se que cada criança segure uma fita presa ao estandarte, na deslocação para a Capelinha.

A participação é livre, mas deverá informa-se o número de pessoas, até ao dia 10 de março, para padrefilipelopes@gmail.com ou 914661025.

 

Peregrinação dos jovens: “Transporta†e”

O Serviço de Pastoral Juvenil vai promover uma peregrinação a pé, com o seguinte programa:

Dia 12, sábado

17h00 – Acolhimento na Sé de Leiria

17h30 – Início das atividades e jantar partilhado

22h00 – Dinâmica de entrada na porta Santa

22h30 – Oração Jovem

Dia 13, domingo

01h30 – Saída a pé para Fátima

07h00 – Chegada a Fátima – Porta Santa

07h30 – Pequeno Almoço, banho e integração no programa geral

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.