Diocese de Leiria-Fátima viveu plenamente este 2016

Não é fácil resumir um ano em duas páginas, sobretudo quando se trata de um ano como este 2016, especialmente rico de acontecimentos e temas em destaque. Na edição do PRESENTE desta semana, tentámos concentrar o sumo destas 52 semanas em grandes tópicos, sublinhando alguns dos principais assuntos e situando-os no tempo. O que partilhamos são, sobretudo, pinceladas de vida que convidam a uma revisita aos jornais guardados e, se possível, encadernados em livro.

(Nota: as datas indicadas são as da edição e não as dos eventos referidos)

Luís Miguel Ferraz

 

Misericórdia2016-12-27 destaque1

2016 foi maioritariamente marcado pelo Jubileu da Misericórdia, promulgado pelo Papa Francisco entre 8 de dezembro de 2015 e 20 de novembro deste ano.

Na Diocese de Leiria-Fátima, o tema dominou várias iniciativas de oração, formação e celebração. Curiosamente, a notícia da tomada de posse da nova mesa administrativa da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Leiria abria a primeira edição de janeiro. Ainda nesse mês, fizemos um destaque sobre a ação das seis Misericórdias existentes na Diocese. Em setembro, assinalámos os 500 anos da irmandade de Porto de Mós.

Mas no centro das atenções estiveram as duas portas santas no território diocesano, uma na Catedral, outra na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima. Para aí convergiram diversas peregrinações, organizadas por vigararias, paróquias, movimentos, grupos de catequese ou de serviço pastoral, famílias ou pessoas isoladas. O sentido foi o proposto pelo próprio Papa: caminhar rumo à conversão, com o coração aberto a todos, tal como o coração de Deus, o Pai Misericordioso e fonte de todo o amor. Para tal, apresentou-se um esquema que passava pela memória do Batismo, a celebração da Penitência, a veneração a Nossa Senhora e a adoração ao Santíssimo. E também as crianças tiveram uma atenção especial e guião próprio.

O jornal PRESENTE foi noticiando muitas dessas celebrações e, por diversas vezes, foi escutar quem nelas participou, destacando o tema nas edições de 30/06 e 24/11.

Ainda no aprofundamento deste tema, fizemos destaque a várias formas de concretizar as Obras de Misericórdia, como “dar de comer a quem tem fome (14/01), “sepultar os mortos” (18/02), “visitar os presos” (25/02), “corrigir os que erram” (18/08) ou “dar de beber a quem tem sede” (29/09).

Nossa Senhora2016-12-27 destaque2

Iniciado em outubro de 2015, com o tema “Maria, mãe de ternura e de misericórdia”, o biénio pastoral dedicado a Nossa Senhora ganhou especial intensidade neste ano civil de 2016, como preparação próxima para o grande jubileu do Centenário das Aparições de Fátima, a celebrar em 2017 com a presença já confirmada do Papa Francisco.

O tema mariano foi, assim, o escolhido para os encontros vicariais com a presença do Bispo diocesano. “Nos caminhos de Maria” foi o mote para cada uma das nove vigararias refletir sobre o modo mais fiel de viver a devoção mariana, tendo como horizonte as múltiplas evocações com que Nossa Senhora é representada nas diversas imagens e expressões das suas comunidades. Foi também o tema para a formação permanente do clero, em janeiro, e para o retiro popular proposto aos fiéis na Quaresma, neste caso em cruzamento com o tema da misericórdia.

Na mesma linha, o Santuário de Fátima e as suas múltiplas propostas de formação, celebração e cultura foram presença constante durante este ano, como foi o caso do Congresso Mariológico Mariano Internacional (15/09). Destaque especial mereceu, obviamente, a 85.ª peregrinação diocesana a Fátima (17/03), e a novidade da visita da Imagem Peregrina a todas as paróquias, entre 1 e 13 de maio, depois de um ano de passagem por todas as dioceses do País. O PRESENTE acompanhou esta visita ao pormenor em três edições e publicou um caderno especial profusamente ilustrado no final (19/05).

A marcar este biénio, em parceria com o Departamento do Património Cultural, iniciámos em maio deste ano a publicação de uma coleção de quase uma centena de postais, intitulada “Nomes e rostos da Virgem Maria na Diocese de Leiria-Fátima”. Em cada edição é oferecido aos assinantes um postal (imagem, descrição e oração própria), a colecionar em caixa arquivadora que juntará representações marianas de todas as paróquias e santuários da Diocese.

Entretanto, em outubro de 2016, iniciou-se o segundo ano do biénio, com a habitual Assembleia Diocesana (6/10). Como novidade, este ano não haverá peregrinação diocesana, mas nove peregrinações vicariais, tendo-se já realizado as de Fátima (17/11) e Ourém (24/11).

Na edição de 01/12 destacámos a apresentação do programa do Santuário de Fátima para este ano pastoral de Centenário das Aparições e entrevistámos o reitor, padre Carlos Cabecinhas.

Vida Consagrada2016-12-27 destaque3

Terminou em fevereiro de 2016 o Ano da Vida Consagrada, convocado pelo Papa Francisco desde Dezembro de 2014. Fechou em festa, com a reabertura da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, após profundas obras de remodelação.

O PRESENTE estendeu ainda até junho a publicação da secção “Onde Sopra o Espírito”, onde se apresentaram, um por cada edição, as quase sete dezenas de institutos religiosos e comunidades de vida apostólica existentes na Diocese. Além da sua história geral e local, dos fundadores, do carisma e da ação que desenvolvem, apresentámos um testemunho vocacional de um dos respetivos membros. Este trabalho fica disponível online, na página www.leiria-fatima.pt.

Alguns outros testemunhos de consagrados passaram também pela secção “A gente da Igreja”, onde continuámos a partilhar vidas de pessoas de todas as vocações e idades, não como modelos, mas cristãos como todos os que buscam nas suas imperfeições e dificuldades o caminho para viver a fé e anunciar Jesus Cristo.

Comunidades2016-12-27 destaque4

Durante todo o ano, o PRESENTE procurou estar atento à vida das comunidades. Além da rede de colaboradores que está a procurar estabelecer-se por toda Diocese, serviram de fonte as páginas, blogues e redes sociais que diversas paróquias, instituições e grupos vão mantendo e partilhando.

As festas da catequese, as datas importantes, os encontros de formação e outras iniciativas têm interesse especial para os leitores locais, mas, muitas vezes, servem de inspiração e incentivo à iniciativa de outros, pelo que a partilha da novidade e criatividade mereceram especial atenção. Foi o caso das vigílias “A Caminho com Maria” na paróquia de Nossa Senhora da Piedade – Ourém, a Santa Missão a assinalar os 500 anos da paróquia da Maceira (destaque em 09/06), a “Missão País” na Vieira de Leiria, a reinauguração da Igreja de Nossa Senhora de Fátima na Comunidade Cristã da Golpilheira (Batalha), as serenatas a Nossa Senhora em Mira de Aire, a visita da paróquia da Calvaria ao Seminário Diocesano, a homenagem da paróquia dos Pousos no centenário do cónego Rosa, a homenagem da paróquia de Rio de Couros ao padre Morgado, a tradicional romaria ao Senhor dos Milagres, o ciclo de conferências da Misericórdia de Leiria, o ciclo de leituras bíblicas encenadas no Mosteiro da Batalha, ou a Missa dos universitários da Bajouca.

Foi também o caso dos 75 anos do Colégio de Maria Imaculada (13/10), dos 30 anos da Quinta do Escuteiro (20/10), dos 60 anos da Escola de Formação Social Rural (10/11), ou dos 65 anos do Colégio do Sagrado Coração de Maria (17/11).

Serviços2016-12-27 destaque5

O dinamismo da Diocese passa muito pela agenda dos seus diversos departamentos e serviços. Um dos mais presentes foi o da catequese, nas suas diversas propostas de formação e oração para catequistas e de atividades para catequizandos, com especial destaque para a Festa da Eucaristia para o 3.º ano, no dia do Corpo de Deus que neste ano voltou a ser feriado (02/06), o ENDIBA – Encontro Diocesano das Bem-Aventuranças para o 7.º ano, no dia 13 de Fevereiro, e o Encontro Diocesano de Catequistas (22/09). A catequese familiar mereceu o destaque em 15/12.

Também a Cáritas dinamizou diversas ações de solidariedade e formação, algumas delas pelo grupo Cáritas Jovem, como as conferências do projeto “Escuta-me”, as explicações a crianças e jovens carenciados (projeto “Explica-me” destacado a 16/06) e, claro, as colónias de verão na Praia do Pedrógão (28/07). Edição especial foi a de 03/03, sobre a Semana Cáritas.

Noticiámos também os encontros do Seminário e Pré-Seminário e as suas vigílias e visitas de sensibilização vocacional a diversas paróquias, bem como a Escola Diocesana Razões da Esperança, o Ciclo de Ética e Espiritualidade sobre “Cuidar (n)as fronteiras da vida” (destaque a 04/02), os encontros pascais “misericordiar”, e outras ações de formação do Centro de Cultura e Formação Cristã. E não esquecemos o escutismo, o diaconado permanente, a liturgia, o património e a arte sacra (destaques a 24/03 e 03/11), a família, o catecumenato (destaque a 31/03), a Comissão Diocesana Justiça e Paz, a Educação Moral e Religiosa Católica (destaque a 23/06), a juventude (destaque à JMJ em 14/07 e 04/08), as migrações (destaque a 11/08), as missões (destaque a 20/10) e as vocações (destaque a 10/11).

 

Outros temas2016-12-27 destaque7

Muitos outros temas marcaram as edições deste ano. Em janeiro, falámos da unidade dos cristãos, apresentando a comunidade ortodoxa ucraniana que se reúne na Batalha e entrevistando o seu pastor. Em fevereiro, a inauguração da nova sede da Rede Local de Intervenção Social. Em março, as procissões dos Passos e a iniciativa “24 horas para o Senhor”. Em abril, a importância da oração, a nova exortação apostólica pós-sinodal “A Alegria do Amor”, do Papa Francisco, e as ordenações sacerdotais de Tiago Silva e Armindo Rodrigues. Em maio, além da visita da Imagem Peregrina pela Diocese, o tema polémico da gestação de substituição (barrigas de aluguer). Em junho, o livro de António Marujo sobre o padre Joaquim Carreira, “Justo entre as Nações”.

Entrando no segundo semestre, em julho tivemos uma entrevista a D. Virgílio Antunes, no 5.º aniversário da sua ordenação episcopal, e a conquista por Portugal do título de campeão europeu de futebol, com entrevista ao treinador Fernando Santos. Em agosto, a música litúrgica e a entrevista ao compositor padre António Cartageno. Em setembro, a questão da escassez de água potável para muitas populações do planeta. Em outubro, o centenário do nascimento de D. Alberto Cosme do Amaral e a pergunta “Há justiça nos impostos?”. Em novembro, a ordenação do diácono António Cardoso, o centenário da Igreja Evangélica Baptista de Leiria e o tema da depressão. Em dezembro, o problema da perseguição religiosa pelo mundo e o livro de Joaquim Santos sobre a experiência missionária no Gungo com o grupo Ondjoyetu, que, diga-se, está neste final de ano a braços com uma campanha de angariação de fundos para um novo jipe.

A fechar 2016, as habituais edições dedicadas ao Natal e ao balanço do ano completam um ciclo de histórias, reflexões e testemunhos que, como se vê por este brevíssimo resumo… bem merecem a encadernação em livro.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.