Peregrinações vicariais ao Santuário de Fátima

No âmbito do segundo ano do biénio dedicado a “Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia”, em 2016-2017, as nove vigararias da Diocese fazem em separado a sua peregrinação ao Santuário de Fátima.

Em nota enviada aos sacerdotes diocesanos pelo vigário geral, é referido que “para as datas das peregrinações de todas as vigararias, estão já reservados o salão no bom pastor, no Centro Pastoral Paulo VI, o albergue do peregrino e a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima para a vigília de adoração e celebração da Missa das 18h30 e da oração do Rosário às 21h30, que serão presididas pelo bispo diocesano. As meditações do Rosário e a condução do mesmo está atribuído a cada vigararia.

Neste biénio “dedicado ao aprofundamento e maior vivência da mensagem de Fátima”, estas peregrinações vicariais são “momentos muito importantes” que “substituem a tradicional peregrinação diocesana no 5.º Domingo da Quaresma”, refere a mesma nota.

 

Programa e datas 

Proposta de programa-base:

16h30 – Centro Paulo VI (Salão do Bom Pastor): Encontro de formação sobre a mensagem de Fátima

18h30 – Celebração da Eucaristia presidida pelo Senhor Bispo (basílica de Nª Sª do Rosário)

20h00 – jantar partilhado no Albergue dos peregrinos a pé

21h30 – Oração do rosário na Capelinha, seguida de procissão de velas (se o tempo o permitir)

23h00 – vigília de oração eucarística na basílica de Nª Sª do Rosário

 

CALENDÁRIO

Realizadas:

12 de novembro – Vigararia de Fátima;

19 de novembro – Vigararia de Ourém;

4 de fevereiro – Vigararia de Colmeias

18 de fevereiro – Vigararia da Batalha

4 de março – Vigararia dos Milagres

11 de março – Vigararia de Porto de Mós

18 de março – Vigararia da Marinha Grande

25 de março – Vigararia de Monte Real

Próxima:

1 de abril – Vigararia de Leiria

 

Notas:

1. O programa é uma proposta; cada Vigararia pode concretizá-lo e adaptá-lo do modo que entender mais oportuno; deve ter em conta que as mudanças implicam com o calendário do Senhor Bispo e as disponibilidades de espaços do Santuário;

2. As peregrinações vicariais substituem os habituais encontros vicariais com a presença do Senhor Bispo, que na prática são realizados em Fátima; não haverá, em 2017, a peregrinação diocesana a Fátima no 5º domingo da quaresma, retomando-se a tradição no ano seguinte; os peregrinos da Diocese são convidados a participar na peregrinação internacional de 12-13 de maio;

3. No contexto do ano pastoral, atendendo a que de 1 a 13 de maio de 2016 houve a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima às vigararias, poderá haver iniciativas pastorais que ajudem a sensibilizar e motivar os fiéis para irem a Fátima com esta perspetiva que liga os dois acontecimentos: Nossa Senhora veio-nos visitar a “nossa casa” e está connosco nas suas múltiplas imagens existentes nas nossas comunidades; mediante a peregrinação vicarial, vamos nós visitá-la à sua “casa”, ao seu Santuário em Fátima;

4. Com o programa proposto, para os fiéis estarem em boas condições físicas,  não são de recomendar as peregrinações a pé nesta ocasião. Com a eventual exceção das paróquias vizinhas de Fátima, seria de preferir a viagem em autocarro, promovendo o espírito de peregrinação comunitária.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.