Na quinta-feira 15 de junho, feriado nacional, celebra-se a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. A celebração diocesana, presidida por D. António Marto, terá lugar no jardim de Santo Agostinho, em Leiria, às 16h00. Após a Missa, segue-se a procissão com o Santíssimo Sacramento para o adro da Sé, onde será dada a bênção final.
Conhecida popularmente por Corpo de Deus, esta solenidade é uma tradição secular em Leiria, onde se reúnem centenas de pessoas vindas de toda a Diocese, com as bandeiras e estandartes das respetivas comunidades de origem. O convite é renovado todos os anos pelo Bispo diocesano, procurando uma participação numerosa nesta significativa manifestação pública de fé, especialmente os ministros extraordinários da Comunhão, os acólitos e os membros das confrarias ou irmandades do Santíssimo. Para “maior colorido de beleza e de identificação da vigararia a que pertencem”, aconselham-se os fiéis a trazerem as faixas coloridas que têm sido usadas na peregrinação diocesana a Fátima.
Nesta celebração a nível diocesano, é especialmente significativa a grande procissão eucarística que atravessa a cidade, com a animação das filarmónicas da região. Este ano, caberá às de Porto de Mós, Pousos, Soutocico e Vermoil prestar este serviço. Tradicionalmente, no final de toda a celebração, executam uma peça musical conjunta e fazem também a saudação individual ao Bispo e aos presentes.
Nas paróquias
Em nota enviada aos sacerdotes, o vigário geral da Diocese pede que não sejam agendadas outras ações pastorais nas paróquias para esta tarde e, “mesmo de manhã, é de evitar que se celebre a Primeira Comunhão das crianças ou outras iniciativas que dificultem a participação na celebração em Leiria”.
O padre Jorge Guarda recomenda, no entanto, que seja bem preparada a celebração paroquial, de modo a “promover a piedade eucarística, na medida do possível, com catequeses e adoração”. No próprio dia, deverá ser proporcionada aos fiéis “uma boa celebração da solenidade, que dê glória a Cristo, encha de graças espirituais o coração dos fiéis e contribua para a elevação do fervor espiritual e o testemunho da luz do Evangelho no mundo”.
Recorda-se ainda que, neste biénio mariano, não se esqueça “com algum sinal ou cântico apropriado, a presença especial de Maria”.
Festa da Eucaristia
Alguns grupos, como os escuteiros e os acólitos, organizam atividades específicas para este dia, coordenadas pelos respetivos serviços. Nos últimos anos, uma das iniciativas que move mais participantes, começando logo pela manhã, é a organizada pelo Serviço Diocesano de Catequese para as crianças do 3.º ano, que fazem a Primeira Comunhão. O objetivo é “aprofundar a vivência e sentido da Eucaristia e dar a possibilidade de as crianças celebrarem a Eucaristia com o Bispo”.
“Festa da Eucaristia – Vamos cear com Jesus” é o nome da iniciativa que se repete este ano, para a qual estão já inscritas mais de 200 crianças, em cerca de 30 grupos. O programa começa às 10h30, também no Jardim de Santo Agostinho, e as atividades prolongam-se até às 15h30, incluindo o almoço volante. Para verificar a possibilidade de inscrição tardia, contactar vamos.cear.com.jesus@gmail.com ou 244825168.