Integrado na semana de oração pelos seminários, o Seminário de Leiria promoveu um dia aberto para os adolescentes da nossa diocese. Aceitaram este desafio 24 adolescentes do Arrimal e de Leiria. Iniciamos um percurso de conhecimento dos espaços do seminário, de forma criativa através de um “Fotopaper”, em que para além de se dar a conhecer o seminário enquanto edifício, deu-se a conhecer aquilo que um seminarista faz no seu dia a dia; o estudo, a oração, o descanso, o convívio e lazer, o desporto, as refeições.
Depois desse percurso de conhecimento, reunidos em sala, os padres do Seminário José Augusto Rodrigues e Rui Ruivo e o seminarista Miguel Francisco deram o seu “testemunho de Cristo”, num “Ted Talks Priest”, referindo as motivações de seguir Cristo numa vida consagrada pelo ministério do sacerdócio, referindo como são alegres na decisão tomada em Igreja e com a Igreja e de como a vida de padre faz sentido em pleno século XXI, apesar de tantas contrariedades que se apresentam. Testemunharam que acreditam que o sopro do Espírito Santo os continua a fortalecer e a fazer avançar nesse caminho que se quer de santidade e que continua hoje a chamar muitos outros.
Depois do jantar, que foi um bom momento de convívio, seguiu-se a Vigília de Oração na Igreja do Seminário, presidida pelo nosso bispo D. José Ornelas Carvalho e com um grande número de diocesanos que, sentindo como sua a responsabilidade de oração pelas vocações sacerdotais, se fez presente. Com os cânticos assegurados pelo Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ), pedimos diante do Senhor da Messe exposto no altar, por meio do canto, da oração e do silêncio, que suscitasse e enviasse homens sem vergonha de dar testemunho Dele e que com Ele percorram a estrada da confiança, a estrada da misericórdia, a estrada da alegria, a estrada da liberdade e a estrada da mansidão.