D. José Ornelas junta colaboradores para celebração do Natal

Esta iniciativa ocorreu no dia 3 de janeiro, no Seminário Diocesano de Leiria, e constou de uma programação simples a dois tempos.
http://lefa.pt/?p=55549

Por convite do bispo diocesano, D. José Ornelas, os colaboradores da Cúria Diocesana forem convidados para a tradicional celebração de natal. Esta iniciativa ocorreu no dia 3 de janeiro, no Seminário Diocesano de Leiria, e constou de uma programação simples a dois tempos.

Às 12h00, os convidados participaram na celebração da Eucaristia na capela dos Pastorinhos. Foi aí que, durante a homilia, D. José Ornelas se dirigiu de forma especial aos presentes para “celebrar o Senhor que nos dá o gosto de trabalhar na Sua vinha”. A sua reflexão foi orientada para todas as pessoas que estão ao serviço da Igreja, a começar, não pelos que ocupam cargos na sua hierarquia, mas por todos os pais e mães que são Igreja enquanto cuidam dos seus filhos.

Referiu também que, o trabalho dos colaboradores não deve limitar-se nem é principalmente um trabalho de administração e organização. “Aquilo que fazemos na vida, tem de ser a expressão da nossa identidade cristã”, explicou. Nesse sentido, as atitudes e os gestos devem ser orientados pelo acolhimento, que é, ele mesmo, a maior expressão de Deus. Para ilustrar a ideia, serviu-se do tema do momento — a orientações do Papa Francisco para a bênção de homossexuais — para explicar que a Igreja também acolhe através das bênçãos, sejam elas de animais, casas, objetos ou colheitas. A bênção “é uma expressão da misericórdia de Deus, faz-nos sentir filhos do Pai do céu e irmãos uns dos outros”.

Já no almoço de confraternização que se seguiu, o prelado fez uma alusão ao caminho sinodal a “que todos somos chamados a construir”. O tema das obras que vão ser feitas no edifício e que permitirão a transferência da residência episcopal para o Seminário, também foi abordado. D. José Ornelas manifestou o desejo de que, no próximo convívio de Natal, estas mudanças já estejam efetuadas e, desta forma, haja uma proximidade mais efetiva do bispo com os serviços centrais da Diocese.

Celebração de Natal da Cúria Diocesana

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress