Por convite do bispo diocesano, D. José Ornelas, os colaboradores da Cúria Diocesana forem convidados para a tradicional celebração de natal. Esta iniciativa ocorreu no dia 3 de janeiro, no Seminário Diocesano de Leiria, e constou de uma programação simples a dois tempos.
Às 12h00, os convidados participaram na celebração da Eucaristia na capela dos Pastorinhos. Foi aí que, durante a homilia, D. José Ornelas se dirigiu de forma especial aos presentes para “celebrar o Senhor que nos dá o gosto de trabalhar na Sua vinha”. A sua reflexão foi orientada para todas as pessoas que estão ao serviço da Igreja, a começar, não pelos que ocupam cargos na sua hierarquia, mas por todos os pais e mães que são Igreja enquanto cuidam dos seus filhos.
Referiu também que, o trabalho dos colaboradores não deve limitar-se nem é principalmente um trabalho de administração e organização. “Aquilo que fazemos na vida, tem de ser a expressão da nossa identidade cristã”, explicou. Nesse sentido, as atitudes e os gestos devem ser orientados pelo acolhimento, que é, ele mesmo, a maior expressão de Deus. Para ilustrar a ideia, serviu-se do tema do momento — a orientações do Papa Francisco para a bênção de homossexuais — para explicar que a Igreja também acolhe através das bênçãos, sejam elas de animais, casas, objetos ou colheitas. A bênção “é uma expressão da misericórdia de Deus, faz-nos sentir filhos do Pai do céu e irmãos uns dos outros”.
Já no almoço de confraternização que se seguiu, o prelado fez uma alusão ao caminho sinodal a “que todos somos chamados a construir”. O tema das obras que vão ser feitas no edifício e que permitirão a transferência da residência episcopal para o Seminário, também foi abordado. D. José Ornelas manifestou o desejo de que, no próximo convívio de Natal, estas mudanças já estejam efetuadas e, desta forma, haja uma proximidade mais efetiva do bispo com os serviços centrais da Diocese.