D. António Marto vai celebrar o Tríduo à porta fechada e instrui os padres para fazerem o mesmo

Na Quinta-feira Santa, dia 10 de abril, a Missa da Ceia do Senhor é às 18h00. No dia seguinte, Sexta-feira Santa, as cerimónias terão início às 15h00. No dia 12 de abril, Sábado Santo, a Vigília Pascal começará às 22h00.

O bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, enviou uma mensagem a todos os padres com novas instruções para este “tempo de paragem forçada na atividade pastoral”. Para além de os convidar “a rezar longamente ao Senhor e a fazê-lo pela humanidade inteira em aflição, descobrindo um novo modo de sermos sacerdotes, adaptado a estas circunstâncias”, o cardeal enumera uma série de tópicos que todos os presbíteros devem ter em consideração.

Documentos

Junto com a mensagem, foi feito o envio de cinco documentos, publicados pela Conferência Episcopal, pela Congregação para o Culto Divino e pela Penitenciária Apostólica, a que podemos ter acesso.

Comunicado da Conferência Episcopal sobre Oração do Rosário e consagração de Portugal: https://bit.ly/2UcPdps

Comunicado da Conferência Episcopal sobre a celebração da Semana Santa e Tríduo Pascal: https://bit.ly/39hFORT

Decreto da Congregação para o Culto Divino sobre as celebrações da Semana Santa e Páscoa: https://bit.ly/2xpBvqc

Decreto da Penitenciaria Apostólica sobre a celebração do Sacramento da Penitência: https://bit.ly/2xlvAma

Decreto da Penitenciaria Apostólica sobre a concessão de indulgências: https://bit.ly/39hG3fL

Celebrações pascais

Algumas das celebrações importantes, sobretudo as que ocorrem antes ou durante o tempo pascal, sofreram um reagendamento.

A celebração da Missa Crismal na Diocese foi transferida para o dia 19 de junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus e jornada de santificação do clero.

A fim de cumprir as recomendações das autoridades de saúde, a celebração do Tríduo Pascal, faz-se à porta fechada e sem a presença de fiéis, nas igrejas paroquiais e nas capelas das comunidades religiosas. Podem juntar-se dois ou três padres para a celebrarem, podendo fazer a transmissão pela internet, rádio ou televisão, se tal for possível. O bispo diocesano também celebrará o Tríduo Pascal na Sé, à porta fechada e sem fiéis. Na Quinta-feira Santa, dia 9 de abril, a Missa da Ceia do Senhor é às 18h00. No dia seguinte, Sexta-feira Santa, as cerimónias terão início às 15h00. No dia 11 de abril, Sábado Santo, a Vigília Pascal começará às 22h00. Estas celebrações terão transmissão pela televisão ou internet e, oportunamente, serão dadas informações mais precisas.

(imagem de arquivo)

Iniciativas do Papa

D. António Marto aproveitou a missiva para referir duas iniciativas de oração do Papa Francisco, anunciadas publicamente no domingo anterior domingo, para “responder à pandemia do vírus com universalidade da oração, da compaixão, da ternura”. A primeira acontece na quarta-feira, dia 25 de março, ao meio-dia, com a recitação do Pai-nosso, em união com os cristãos de diferentes confissões. A segunda é na sexta-feira, 27 de março, às 18h00 (17h00, em Portugal), com a realização de um momento de oração, em Roma, na praça de S. Pedro, vazia, “escutando a Palavra de Deus e adorando o Santíssimo Sacramento, no final da qual dará a bênção Urbi et Orbi”. Todos os fiéis são convidados a participarem nela atrás dos meios de comunicação social.

Além destes dois momentos, o Papa “convida todos a permanecerem unidos e a manifestar ‘proximidade às pessoas mais sozinhas e em provação’ e também aos profissionais de saúde e às autoridades públicas ‘que devem tomar medidas duras, para o nosso bem e para o bem de todos'”.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.