D. António Marto e padres percorreram a pé ecopista de Porto de Mós

Perante estes seus padres, depois de evidenciar o significado desta grande provação, para a qual ninguém estava preparado, o cardeal D. António Marto apelou a que sejam anunciadores de esperança.

Os padres mais novos da Diocese de Leiria-Fátima tiveram, no dia 2 de julho, o seu encontro com o bispo D. António Marto, os membros do Serviço de Apoio ao Clero e os párocos de Porto de Mós e de Serro Ventoso. Teve início na igreja de São Pedro, em Porto de Mós, com a oração de laudes e uma breve meditação. Seguiu-se o percurso a pé pela ecopista, entre a Corredoura e a Bezerra (Serro ventoso), durante cerca de hora e meia, disfrutando da bela paisagem que ao longo da mesma se contempla. O almoço, de piquenique, teve lugar na “cabana do Elias”, um abrigo pitoresco no meio da mata.

Após a refeição, seguiu-se um momento de reflexão e partilha sobre a experiência pessoal e pastoral na atual pandemia e seus desafios. Constatou-se a sua dureza, a vulnerabilidade da vida, as incertezas e dificuldades que envolvem todas as pessoas. Estas circunstâncias inéditas foram e continuam a ser desafios ao aprofundamento da espiritualidade, à solidariedade social e à busca criativa de novos modos de contacto com as pessoas e de ação pastoral.

Perante estes seus padres, depois de evidenciar o significado desta grande provação, para a qual ninguém estava preparado, o cardeal D. António Marto apelou a que sejam anunciadores de esperança. E exortou-os a serem capazes de mostrar os sinais positivos, a cuidar das famílias e a buscar na Palavra de Deus, na ajuda mútua e com os fiéis leigos, o discernimento das ações pastorais a empreender nas circunstâncias atuais. O dia de confraternização e enriquecimento terminou com mais um momento de oração juntos.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress