D. António Marto convida à oração pela paz

Juntando a sua voz aos muitos apelos do Papa Francisco e de outros responsáveis da Igreja Católica, D. António Marto pediu aos milhares de peregrinos reunidos na Missa dominical do passado dia 7 de setembro, no Santuário de Fátima, que, individualmente, em silêncio, apresentassem a Nossa Senhora uma oração pela paz na Ucrânia, no Iraque e na Síria.

O apelo foi feito no final da homilia, após uma referência ao encontro internacional “A paz é o futuro”, que começava naquele dia, na Bélgica (ver ao lado). “Nenhuma guerra é santa, porque não se pode fazer guerra em nome de Deus”, afirmou o Bispo de Leiria-Fátima, apontando como uma das causas a crise do “mundo em que vivemos”, onde “a cultura dominada pelo individualismo, pela indiferença, pelo vazio de valores, pelo individualismo (…) provoca a deterioração das relações entre as pessoas e entre os povos, o distanciamento de uns em relação aos outros”.

Nesse sentido, apelando à solicitude para com “os que sofrem no corpo e na alma, os pobres, os excluídos”, o Bispo defendeu a “elevação” e “renovação” da vida cristã, a nível pessoal, familiar e comunitário. “A grande lei da vida cristã é o amor fraterno, que convida a lançarmos o olhar de amor para este nosso mundo, para tornarmos este mundo mais fraterno”, referiu, apontando como “três regras de ouro” o diálogo fraterno, a oração uns pelos outros e a reconciliação.

 

Peregrinação dos Convívios Fraternos

Segundo nota da Sala de Imprensa do Santuário, para além de diversos outros grupos nacionais e internacionais, a presença mais numerosa neste domingo foi a peregrinação do movimento dos Convívios Fraternos, que juntava mais de 10.000 jovens de todo o País. A todos D. António Marto lembrou que “o centro da nossa fé e da comunidade cristã está na pessoa viva de Cristo ressuscitado” e que “não nos reunimos por costume ou por tradição, reunimo-nos pelo nome de Jesus”.

Aos convivas, o Bispo de Leiria-Fátima agradeceu “o ar de festa e de alegria” que imprimiram à celebração, numa peregrinação que teve como lema “Atreve-te a amar” e que terminou com uma oração cantada de consagração do Movimento a Nossa Senhora.

 

Encontro pela paz em Antuérpia

Mais de 300 líderes das grandes religiões do mundo estiveram reunidos entre os dias 7 e 9 de setembro, em Antuérpia (Bélgica), no XXVIII Encontro Internacional Homem e Religião, promovido pela Comunidade de Santo Egídio.

Como o tema “A paz é o futuro: religiões e culturas em diálogo cem anos após a Primeira Guerra Mundial”, o encontro decorreu numa altura em que diversos confrontos armados decorrem um pouco por todo o Mundo, especialmente no Médio Oriente, resultando em terríveis tragédias humanitárias e num fluxo constante de refugiados, ameaçando a própria segurança da Europa e todo o Ocidente. Coincidindo com o centenário do primeiro conflito à escala mundial, pretendeu trazer o “espírito de Assis” ao mundo de hoje.

Contando com a participação do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, e de líderes religiosos e representantes do mundo político, cultural e socioeconómico de países como Iraque, Síria, Curdistão, Nigéria, Ucrânia ou Filipinas, a jornada terminou com uma oração pela paz, de acordo com as diferentes religiões, uma procissão e a proclamação do Apelo de Paz 2014.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.