D. António Marto consagrou novo presbitério do recinto do Santuário de Fátima

D. António Marto, presidiu à celebração da dedicação litúrgica do novo altar e à consagração do novo presbitério do recinto de oração do Santuário de Fátima, no passado domingo, 8 de maio. O novo presbitério, onde se inclui o altar, é uma “construção completamente nova” do arquiteto grego Alexandros Tombazis, o mesmo que assinou o projeto da Basílica da Santíssima Trindade, e pela arquiteta Paula Santos.

Na homilia da celebração, perante milhares de pessoas, o Bispo explicou o simbolismo do ato de consagração, sublinhando que “o altar da Eucaristia é o altar da misericórdia de Deus”. “Esta dedicação interpela-nos a comungar na entrega de Jesus com o mesmo pedido que Nossa Senhora fez aos pastorinhos” e isso significa “oferecer-lhe a nossa carne, com a humildade e a coragem de Maria” para que possa “continuar a habitar no meio dos homens, disse D. António Marto.

Para o reitor, padre Carlos Cabecinhas, esta obra alcançou o seu duplo objetivo: dotar este recinto de oração de um presbitério funcional que assegure, simultaneamente, uma expressividade simbólica através de uma qualidade arquitectónica.

“Este presbitério marca a visibilidade do Santuário” e todo o recinto fica preparado “para acolher os peregrinos”, o que para o Santuário “é absolutamente relevante”, disse o reitor, no final da celebração.

“Neste horizonte do Centenário creio que estão reunidas todas as condições para celebrarmos condignamente este momento e para acolher o Papa na grande peregrinação de maio do próximo ano”, referiu.

 

Uma construção “completamente nova”

O novo presbitério, onde se inclui o altar, é uma “construção completamente nova” do arquiteto grego Alexandros Tombazis, o mesmo que assinou o projeto da Basílica da Santíssima Trindade, e pela arquiteta Paula Santos.

A zona de intervenção da obra, que decorreu desde março do ano passado, ocupa parte do antigo presbitério, entretanto desmonilizado, construído em 1982, data da primeira visita do Papa João Paulo II a Fátima.

“O novo presbitério pretende, no seu conjunto e em cada um dos seus elementos, ser também entendido como uma obra de arte e conseguir uma integração harmónica no espaço envolvente”, lê-se na página do Santuário de Fátima.

“Tem três pontos fundamentais – o altar, o ambão, e a cátedra –, aos quais se somam a cruz e o suporte para a imagem de Nossa Senhora, como elementos significativos daquele espaço. O novo presbitério terá capacidade para 120 concelebrantes, e descerá 2,4 metros na escadaria face à anterior estrutura, tornando-se assim mais próximo da assembleia.”

O novo presbitério conta com dois pisos sendo o piso inferior subterrâneo, fundamentalmente destinado a serviços de apoio, Sagrada Reserva e Sacristia, e tem acesso direto ao piso do Presbitério por escadas e elevador. O projeto implicou uma reformulação da escadaria que manteve o mesmo tipo de calcário da região existente. Destaque para a Cruz e o Cristo ressuscitado, duas peças desenhadas pelo escultor Filip Moroder Dosso, com 2,40 e 3metros de altura, respetivamente, e que simbolizam o mistério da salvação.

 

Peregrinação internacional aniversária de maio

A peregrinação internacional aniversária, que decorre a 12 e 13 de maio, será presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e terá como centro celebrativo o novo altar do Recinto de Oração do Santuário de Fátima.

No dia 12, às 16h30, haverá Missa no Recinto de Oração, com a participação dos doentes, seguida de procissão eucarística. Os peregrinos a pé têm uma Missa de acolhimento, pelas 18h30, na Basílica da Santíssima Trindade. Às 21h30, reza-se o Rosário, seguido da procissão das velas, após a qual D. Manuel Clemente presidirá à Missa, no novo altar.

No dia 13 de maio, o Rosário começa pelas 9h00, na Capelinha das Aparições, seguido de procissão e Missa. Um dos momentos emocionantes desta celebração será a tradicional bênção dos doentes, para além do já referido acolhimento da Imagem da Virgem Peregrina que percorreu as dioceses portuguesas, conventos e mosteiros de clausura e da consagração das dioceses a Nossa Senhora, 85 anos depois da consagração de Portugal.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.