As candidaturas, limitadas a 12 participantes, decorrem até ao dia 17 de novembro.
A ideia surgiu em 2006, na carta pastoral “Descobrir a beleza e a alegria da vocação cristã, onde D. António Marto escrevia: “No percurso de animação e acompanhamento vocacional em cada idade, inserem-se, eficazmente, os itinerários vocacionais específicos para grupos de jovens, rapazes e raparigas, que querem fazer uma reflexão séria e pessoal em ordem ao discernimento da sua opção e projeto de vida”.
Concretizando esta proposta, o Bispo de Leiria-Fátima dirigia aos jovens, em outubro desse ano, uma carta com o convite a uma caminhada de formação e descoberta vocacional. Nascia assim o “Grupo Santo Agostinho”, cuja finalidade era ser uma experiência de fé “para ajudar a buscar a vontade de Deus na própria vida, orientar a liberdade e a escolha do projeto de vida”. Três anos mais tarde, este grupo viria a mudar o nome para “Em Rede”, adotando o lema “para vidas com sentido”.
“Não se trata de mais catequese, nem de aprender a rezar, nem sequer de pretender dar soluções para todas as dúvidas”, esclarece D. António Marto, mas antes “uma busca séria e programada de modalidades pessoais através das quais cada um pode projetar e viver a sua vida à luz do Evangelho, aberta a todo o tipo de vocações: como leigos ou sacerdotes ou consagrados(as)”. O método é o do “discernimento espiritual, quer dizer, um exercício de atenção e escuta da Palavra de Deus e do Espírito Santo na história de cada um, em clima de recolhimento e oração”.
Ao todo, já fizeram esta experiência 56 jovens, rapazes e raparigas, entre os 20 e os 35 anos, “alguns dos quais clarificaram a sua vocação e por ela se decidiram e outros descobriram novos modos de se empenharem na Igreja e na sociedade”, refere o padre Jorge Guarda, diretor do Serviço de Animação Vocacional (SAV), que organiza esta iniciativa com o Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil.
Inscrições abertas
A edição deste ano volta a propor um itinerário de seis meses, acompanhado por uma equipa de apoio, a decorrer na Casa das Irmãs da Aliança de Santa Maria, na rua Anjo de Portugal, 33, em Fátima. Será um encontro mensal, entre dezembro de 2013 e maio de 2014, por norma no primeiro domingo, das 15h00 às 18h30, em que haverá escuta da Palavra de Deus em chave vocacional, oração, música, reflexão, partilha de experiências e lanche. Do programa consta ainda um retiro espiritual, nos dias 22 e 23 de março.
As candidaturas para o grupo de 2013-2014, limitadas a 12 participantes, decorrem até ao dia 17 de novembro. O folheto explicativo e o formulário de inscrição podem sem descarregados nos anexos a este artigo, podendo ser pedidas mais informações para jmfguarda@gmail.com ou pelos telefones 962 445 325 (P. Jorge Guarda), 963 345 778 (P. Manuel Henrique) ou 919 338 064 (Ir. Marta Mendes).