As cerimónias fúnebres do bispo D. Anacleto Oliveira vão ser realizadas em Viana do Castelo, diocese onde era bispo, e Leiria. Em Viana do Castelo, a celebração das exéquias terá lugar na terça-feira, às 15h00.
Em Leiria, na quarta-feira, os restos mortais de D. Anacleto chegarão à Sé, pelas 10h00, ficando em câmara ardente. Às 12h15, será celebrada a missa habitual naquele templo. Às 15h00, o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, presidirá à missa exequial. Nesta celebração terão prioridade de participação os sacerdotes e os familiares do defunto, para se garantir as precauções de saúde pública determinadas pelas autoridades.
Após a celebração, a sepultura será no cemitério das Cortes, terra natal de D. Anacleto.
Atendendo à atual situação de pandemia, recomenda-se a quantos desejariam participar no funeral que o não façam, procurando fazer oração pelo defunto em casa, indo à missa onde lhes for possível e expressar as suas condolências aos familiares e amigos através do telefone e das redes sociais.
D. Anacleto nasceu nas Cortes, em 1946, e foi ordenado padre em 1970. Serviu a Diocese de Leiria-Fátima no ensino da Sagrada Escritura e em várias outras missões.
A nomeação e ordenação episcopal teve lugar em 2005 para auxiliar de Lisboa. Foi nomeado bispo de Viana dos Castelo em 2010, ministério que desempenhava até ao presente.
A diocese de Leiria-Fátima agradece a Deus a vida e o ministério sacerdotal de D. Anacleto e confia-o à sua misericórdia, para que o acolha junto de si. Pede, ainda, o conforto da fé para quantos choram esta partida tão precoce e implora o dom de novos trabalhadores da “vinha do Senhor” em favor do seu Povo.