Cursilhistas convidados à ação

Mensagem no início do ano pastoral de 2015-2016

Estamos a iniciar um novo ano Pastoral. Fazemo-lo tendo presentes as palavras que o Santo Padre dirigiu aos cursilhistas na Ultreia Europeia de maio último, em Roma, e nas sugestões que nos ofereceu para crescimento espiritual e missão na Igreja: temos de centralizar a nossa ação na comunidade, nos nossos grupos e ultreias, entendendo-as como um caminho de trabalho, de responsabilidade, de reflexão, de discernimento comunitário que temos de enfrentar para levar a bom porto a nossa missão de evangelização.

Nesse encontro, o Santo Padre deixou quatro chaves básicas para fazer frutificar o nosso carisma:

1 – A experiência pessoal de encontro, de amizade, de relação com o Senhor, o início do caminho. Em tudo na nossa vida, Deus tem que estar no princípio, não de uma maneira teórica, mas de forma vivencial, real e palpável;

2 – A abertura, a atenção, a dedicação aos outros para partilhar o que recebemos. Testemunho de vida na amizade que tem que se construir, tomando a iniciativa de chegar aos outros, servindo, sendo paciente e tendo respeito pelos outros;

3 – Sempre na Igreja. Toda a atividade evangelizadora é atividade da Igreja, toda a nossa tarefa é tarefa da Igreja;

4 – Atualizar o nosso carisma na realidade de hoje, com as situações, as culturas, os valores e os condicionamentos do mundo atual. O carisma tem de ser traduzido nesta cultura. Para isso, o Santo Padre apela à oração adiantando que «sem oração, nenhum movimento pode ir em frente, nenhum!».

É com esta consciência que nos preparamos para iniciar mais um ano pastoral, em que a nossa missão de evangelização dos ambientes, exige de nós perseverança, entrega e confiança no caminho que o Espírito Santo nos propõe.

As tragédias humanas e sociais com que hoje nos deparamos exigem de nós uma intervenção social de que não nos podemos demitir. Enquanto leigos, informados e empenhados nesta missão de evangelização, não podemos ser indiferentes ao sofrimento alheio, devendo sim, como nos apela o Santo Padre, estar abertos aos outros, acolhendo e servindo, com entrega e com amizade.

É este espírito que temos visto retratado nos testemunhos de muita gente da Igreja, a que o jornal PRESENTE tem dado destaque em artigo destinado ao efeito, e que revelam como o facto de terem vivido a experiência de um Cursilho de Cristandade os impulsionou a caminharem em Igreja e com a Igreja, sempre disponíveis e abertos ao próximo, nos mais diversos quadrantes sociais.

É com este espírito de partilha e de união que queremos recomeçar as nossas atividades de Escola, aberta a todos os cursilhistas quinzenalmente, às terças-feiras, das 22h00 às 23h00, no Seminário Diocesano, com abertura oficial no dia 22 de setembro, pelas 21h00.

Contamos com todos, todos os que «fomos escolhidos» para levar mais além a missão que o Senhor nos confiou depois do encontro pessoal que com Ele vivemos no Cursilho.

Temos por isso que ir mais além. Podemos ir mais além! Pessoalmente e como Movimento. Ultreia!

Por isso contamos contigo, com a tua presença, com o teu contributo!

DECOLORES!

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.