Na tarde do dia 4 de junho, a paróquia da Cruz da Areia viveu um acontecimento importante da caminhada deste ano pastoral: a peregrinação à “Porta Santa” na vivência do Ano Santo da Misericórdia.
“Fomos convocados a fazer experiência de caminhada ao encontro da Misericórdia do Pai e, como comunidade, respondemos positivamente”, conta-se no sítio paroquiadacruzdaareia.pt. Com algumas centenas de participantes, “foi lindo de ver e de viver: ruas cheias, esplanadas repletas, e uma paróquia, guiada pela bandeira da sua Padroeira, com os seus escuteiros, crianças e adolescentes da catequese, acólitos, outros grupos de serviço à comunidade a passar, a rezar, a cantar e a testemunhar a sua alegria e a sua Fé”.
Já na Sé, a passagem da Porta Santa foi “a experiência do encontro com um Pai de braços escancarados à espera que queiramos o seu abraço” e “gritar em silêncio: eu quero, eu preciso da misericórdia do Pai”. Seguiu-se a passagem junto do batistério e a memória do Batismo, a celebração da Reconciliação e a Eucaristia. “Tarde linda, tarde rica, tarde cheia… pré-anúncio do que iremos viver e celebrar nos dias da Festa da nossa Padroeira, de 1 a 3 de julho”.