Crisma no Casal dos Bernardos: convidados à ousadia

Oito adolescentes da paróquia do Casal dos Bernardos e uma menina da paróquia da Urqueira.
http://lefa.pt/?p=55227

No domingo, dia 19 de novembro, na igreja matriz do Casal dos Bernardos, os fiéis viveram um dia muito festivo, com o Crisma de oito adolescentes da paróquia do Casal dos Bernardos e uma menina da paróquia da Urqueira.

O Crisma é um dos sacramentos da iniciação cristã, que completa o Batismo e confirma a fé do crismado. Com este sacramento, o crismado recebe o Espírito Santo, que o capacita para viver a sua vida cristã de forma plena.

No desenrolar da homilia, o cardeal António Marto afirmou que “não podemos silenciar os valores do Evangelho em troca de algum agrado vindo dos poderosos deste mundo. Infelizmente, há cristãos que desistem por medo ou conveniência. Desistem de participar da construção de um mundo melhor. Limitam-se a cumprir as regras ou se escondem no comodismo. Vivem sem força, sem vontade, sem coragem de ir mais além e até decidem compactuar com a injustiça e a corrupção, apenas porque recebem um emprego ou um benefício. Porém, há outros cristãos que sofrem, são perseguidos e humilhados, mas fazem frutificar os “talentos”, porque lutaram, esforçaram-se e arriscaram. Todos os dias e em todos os lugares, como cristãos somos convidados a ter a ousadia e a coragem de arriscar. Não aceitar a injustiça e lutar contra ela. Não pactuar com o egoísmo, o orgulho e a prepotência. Não podemos silenciar os valores do Evangelho em troca de algum interesse mesquinho. Todavia, assim como o terceiro servo no Evangelho de hoje, infelizmente há cristãos que desistem por medo ou conveniência. Queridos jovens, fazei render os vossos talentos para o bem de todos, pois recebereis um espírito novo e uma força nova”.

No culminar da celebração eucarística, o Cardeal António Marto desafiou os jovens crismados a “continuarem a participar e colaborar numa comunidade paroquial “viva”, com a sua imaginação e alegria.”

Um agradecimento muito especial aos Catequistas que os acompanharam com toda a dedicação e ao longo do caminho catequético e que também estiveram presentes nesta celebração. Também um grande obrigado aos pais que colaboraram com elevadíssimo empenho, criatividade e entusiamo.

Foi um dia de alegria e de festa para os crismados, para as suas famílias e para toda a comunidade cristã.

Crisma no Casal dos Bernardos (2023-11-19)

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress