Crianças dos Pousos recebem Sagrada Escritura

o amigo que lhe ofereceu a Bíblia (algum dos pais, dos padrinhos ou outro amigo ou familiar), e lhe assinou um belo texto

A manhã do domingo dia 17 de novembro começou cedo em cada lar da paróquia dos Pousos, e plena de novidades. As mesmas crianças que em maio celebraram a Eucaristia, já andam a encontrar-se e a mobilizar toda a comunidade desde há um ano, precisamente: início do advento e celebração da luz para toda a comunidade catequética e paroquial, participação na Eucaristia na igreja paroquial no dia do Batismo de Jesus, colaboração com a paróquia no Dia do Doente (fevereiro), celebração da Reconciliação em fevereiro e abril, e celebração da Primeira Comunhão no Dia da Mãe.

E agora voltaram a surpreender, porque iniciaram outro protocolo, que os catequistas já tinham sugerido no final do ano anterior: promover algumas das celebrações da catequese paroquial na igreja do Vidigal, potenciando a aproximação da crianças e das famílias aos vários locais onde celebramos a Missa e ministramos a catequese.

A manhã correu bela. Porque quase tudo estava já preparado desde há muito tempo. E porque os últimos doze meses foram particularmente diversos e envolventes, tudo se tornou mais fácil: chegar cedo e com roupas bonitas, saber estar na igreja, cantar e rezar (com eletricidade ou sem ela!), participar nos diálogos, desfolhar a bíblia e lê-la, entre outros tantos pormenores.

Num primeiro tempo, prévio da Eucaristia, cada criança se encontrou com o amigo que lhe ofereceu a Bíblia (algum dos pais, dos padrinhos ou outro amigo ou familiar), e lhe assinou um belo texto, que citamos. Depois materializou-se o gesto da entrega (publicamente), a saudação e a fotografia para memória futura.

“Agradecemos-te o dom que tens sido para nós, nestas andanças da fé, posteriores ao teu batismo e, mais recentemente, à celebração da Eucaristia. E agradecemos que Deus continue a convocar-te, e tu a convocar-nos a nós, como hoje, para celebrar o Amor do Pai. O sinal que tenho em mãos e te doo é a Sagrada Escritura: a Bíblia. Acolhe-a com carinho, com tranquilidade, com o coração e com a razão. Deixe que Deus te fale. Como Maria ou como Samuel, escuta! Através deste livro (ou destes livros, mais precisamente) Deus e tu encontram-se carinhosamente. Deixa-Lhe o melhor lugar do teu coração. Desejo merecer-te e contigo percorrer os jeitos da fé e da comunidade cristã, que nos são comuns pela tua adesão a Deus”.

A comunidade do Vidigal teve uma reação excelente de acolhimento, como é seu apanágio; a igreja esteve repleta e a celebração terminou com um delicioso e diverso lanche oferecido às quatro dezenas de crianças.
Também o grupo de canto e música se reuniu de todos os cantos da paróquia, em assinalável número de presenças, diversidade instrumental e vocal, e caraterístico “savoir faire bien”.

Um vez mais nos revemos com enlevo nestes temas da formação cristã e celebração litúrgica, agradecendo particularmente às crianças, aos seus pais e familiares chegados, e aos catequistas da comunidade.
Todos nos sentimos tranquilos com estes repetidos convites da vivência cristã. Obrigado.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.