Crianças da Freixianda celebram Festa do Pai Nosso

http://lefa.pt/?p=17699

As crianças do 2º ano da catequese da paróquia da Freixianda, ao todo 23, após um ano de descoberta de Deus como Pai, da Igreja como família e das outras pessoas como irmãos, celebraram, no dia 12 de maio, na igreja paroquial, a festa do Pai Nosso. Além delas, participaram na celebração, em lugar de destaque, os seus pais e catequistas, bem como a comunidade paroquial que já se reúne habitualmente aos domingos para a celebração da Eucaristia.
Foram as crianças que, embora ainda muito novas, apresentaram as orações do ato penitencial e as intenções da oração universal. E fizeram-no bem. O canto foi assumido pelo grupo coral paroquial. As leituras bíblicas foram proclamadas por um e pai e pelo nosso pároco, que presidiu à celebração.

No diálogo que manteve com as crianças, o pároco sublinhou como é bom ter pais e como é maravilhoso ter Deus como Pai, como é importante estar com os pais e estar com o Pai, como é gratificante poder falar com os pais, quando nos acolhem e atendem, e com o Pai que tem sempre tempo para estar connosco e que até gosta de nos pegar ao colo e dar mimos.
No momento em que todos os fiéis invocam Deus como Pai, as crianças foram convidadas a subir para a zona do altar e a rezarem, de mãos dadas, voltadas para a assembleia, a bela oração do Pai Nosso. Fizeram-no compenetradas, com fé e convicção. 

Após a comunhão, subiram à mesma zona do altar os pais, a que se juntaram os filhos. Cada pai entregou ao seu filho, qual passagem de testemunho, o texto da oração do Pai Nosso, ao mesmo tempo que lhes recomendavam: “Recebe o Pai Nosso e reza-o todos os dias, em sinal de amor ao Pai do Céu”. Foi um gesto muito simbólico e comprometedor. 

A celebração terminou com palavras de parabéns às crianças, incentivo aos pais e gratidão aos catequistas. Foi uma bela celebração que, além do seu cariz específico, também contribuiu para a progressiva integração das crianças na comunidade cristã. 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress