CPM diocesano em formação: Como “amar para sempre”

No passado dia 12 de abril, teve lugar no Seminário Diocesano uma ação de formação do CPM da diocese de Leiria-Fátima, sobre o tema “O Amor ao longo da vida”.

A ação contou com três momentos: uma oração inicial, o testemunho de um casal e uma apresentação do padre Luís Inácio João.

No momento de oração, foi lido um texto do Papa Francisco, onde pretende responder à questão: “É possível amar-se «para sempre»?”. O Santo Padre questiona o facto de atualmente muitas pessoas terem “medo de fazer escolhas definitivas”, levando a que muitos matrimónios sejam encarados apenas “enquanto o amor durar”. E diz que o amor deve ser visto como uma relação, que permite o crescimento do casal e permitirá cuidar do matrimónio “para sempre e com qualidade”.

Num segundo momento, o casal Ana e José Horta, do CPM de Alcobaça, diocese de Lisboa, testemunhou o seu “amor ao longo da vida”. Tendo celebrado o Matrimónio há cerca de 31 anos e com dois filhos, foi com emoção que relataram a história do seu amor conjugal, nomeadamente, a forma como ultrapassaram as dificuldades dos primeiros anos de relacionamento comum. Além do CPM, a Ana e José também pertencem ao Encontro Matrimonial (EM). Nesse sentido, disseram que tanto um movimento com outro os ajudou muito a ultrapassar essas dificuldades iniciais e a encontrar uma nova forma de se conhecerem mutuamente. Foi um testemunho emotivo e muito rico, onde ficou claro que o amor ao longo da vida não tem de esmorecer, mas pode crescer, bastando para isso “reconhecermos que o caminho passa por aceitarmos as nossas diferenças e assumirmos as nossas fraquezas perante o outro”, disseram.

Após um lanche de convívio muito animado, o padre Luís Inácio abordou com os casais o tema da “Espiritualidade do casal”. Disse que o sacramento do Matrimónio implica o aperfeiçoamento permanente da vida em casal. Uma das formas de o conseguir é através da oração em casal, uma vez que reforça a espiritualidade conjugal, levando cada membro a assumir perante Deus e perante o outro as suas dificuldades e limitações pessoais.

O encontro terminou com a oração deste ano pastoral dedicado à família.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.