Na sequência da nota pastoral do bispo D. António Marto, publicada ontem com o seu anexo normativo, a diocese de Leiria-Fátima, no seguimento do comunicado feito pela Conferência Episcopal Portuguesa, suspende a celebração das missas comunitárias a partir de amanhã e até novas indicações.
Onde for possível faça-se uma celebração privada da missa transmitida por internet para as famílias da paróquia. As demais celebrações sacramentais, como batismos, casamentos, penitência, unção dos doentes, quando não é possível adiamento e em situação de emergência, devem fazer-se, mas com as devidas precauções e só para os familiares próximos.
Quanto aos funerais, recomenda-se a contenção na participação das pessoas e a opção de fazer uma breve celebração exequial no cemitério em vez de ir à igreja.
Quanto aos demais aspetos pastorais, atenda-se às indicações da nota pastoral e das normas do seu anexo. Procure-se incentivar as pessoas e as famílias a fazerem leitura da Palavra de Deus e oração em família, como se diz no comunicado da Conferência Episcopal.
Comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa
Em consonância com as indicações do Governo e das autoridades de saúde, a Conferência Episcopal Portuguesa determina que os sacerdotes suspendam a celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual situação de emergência.
Também devem seguir-se as indicações diocesanas referentes a outros sacramentos e atos de culto, bem como à suspensão de catequeses e reuniões.
Estas medidas devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas na televisão, rádio e internet.
Permaneçamos em oração pessoal e familiar, biblicamente alimentada, confiados na graça divina e na boa vontade de todos.
Lisboa, 13 de março de 2020