Covão do Coelho celebra Ascensão

http://lefa.pt/?p=57725

No dia 9 de maio, o Covão do Coelho, da paróquia de Minde, celebrou a Ascensão de Jesus ao céu.

Houve missa às 10h00, seguida de bênção aos campos e apanha da espiga, segundo a nossa tradição. Durante a missa, o sacerdote relembrou aos fiéis a importância da Ascensão de Jesus, que marca o final dos quarenta dias após a Páscoa, quando Ele subiu aos céus para estar junto de Deus Pai.

A Ascensão de Jesus ao céu é um dos eventos mais significativos para os cristãos, pois marca o término do ministério terreno de Jesus e a sua glorificação junto a Deus Pai. A celebração desta data com missa e benção aos campos é uma forma de agradecer a Deus pela abundância da colheita e pedir a sua bênção para os trabalhos futuros.

O Covão do Coelho, como tantos outros locais em Portugal, mantém viva a tradição da apanha da espiga, que consiste em colher uma variedade de plantas simbólicas como o trigo, a papoila e a malmequer, ramo de oliveira e videira, que representam o pão, o sangue e a vida, a paz e o vinho respectivamente. Esta prática remonta aos tempos antigos e está relacionada com a devoção popular e as crenças religiosas.

Que a celebração da Ascensão de Jesus ao céu e a prática da apanha da espiga tragam prosperidade, fertilidade e paz para todos os habitantes do Covão do Coelho e para toda a comunidade cristã. Que a bênção de Deus esteja sempre presente nas suas vidas e nos seus trabalhos

No dia 11 de maio, todas as crianças da catequese reuniram-se para rezar o terço, seguindo o pedido de Nossa Senhora em Fátima. 

A importância da oração em momentos como este não pode ser subestimada. Através da fé e da união em torno de um objetivo comum, a força da oração pode ser uma poderosa ferramenta para alcançar a paz. O terço, em particular, é uma forma tradicional de contemplação e meditação que pode conectar-nos mais profundamente com o divino e nos ajuda a encontrar conforto e orientação em tempos difíceis.

Neste encontro, as crianças da catequese dedicaram as suas orações à paz no mundo. Com corações puros e cheios de fé, eles pediram a intercessão de Nossa Senhora para que Deus acabe com a guerra e traga a reconciliação entre os povos. Foi um momento de profunda reflexão e comunhão, onde as vozes dos pequenos uniram-se numa só súplica pelo bem de toda a humanidade.

É importante lembrar que, mesmo diante de situações desafiadoras e conflitos aparentemente insolúveis, a oração tem o poder de fazer a diferença. Através dela, podemo-nos tornar instrumentos da paz e da reconciliação, contribuindo para a construção de um mundo mais justo e fraterno. Que as nossas preces sejam ouvidas por Deus e que Ele nos guie no caminho da paz e da harmonia.

Que a experiência de rezar juntos o terço pelo fim da guerra e pela paz duradoura nos inspire a continuar a lutar por um mundo melhor, onde o amor e a compaixão sejam os pilares da convivência entre os povos. Que a Virgem Maria, nossa Mãe do Céu, interceda por todos nós junto a Deus, para que a paz reine em nossas vidas e em todo o mundo.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress