Corpo de Deus: crianças e adultos convidados para a Festa da Eucaristia

A Missa, presidida pelo bispo D. José Ornelas, será às 16h00, no jardim de Santo Agostinho.

Centenas de crianças da catequese e muitos fiéis católicos vão reunir-se em assembleia na cidade de Leiria, para celebrar a presença de Cristo na Eucaristia, no dia 16 de junho, que a Igreja Católica dedica à solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. A Missa, presidida pelo bispo D. José Ornelas, será às 16h00, no jardim de Santo Agostinho. Seguir-se-á a procissão pelas ruas da cidade até ao adro da Sé, com o seguinte itinerário: Largo de Infantaria 7, Rua Tenente Valadim, Largo Alexandre Herculano, Praça Goa, Damão e Diu, Largo 5 de Outubro, Largo das Forças Armadas, Rua da Vitória e Largo da Sé.

Na procissão estarão presentes as filarmónicas da Bidoeira, do Arrabal e da Bajouca, que nos honram com a sua generosa actuação e marcam o ritmo deste acto religioso.

Crianças chegam pela manhã

Sob o título “Festa da Eucaristia: vamos cear com Jesus”, a começar às 10h30, no jardim de Santo Agostinho, congregam-se as crianças do 3º e 4º ano da catequese com os respetivos catequistas para um conjunto de atividades organizadas pelo respetivo Serviço Diocesano, como já foi divulgado.

É desejo do Senhor D. José que nesta celebração participem todas as forças vivas da Diocese, nomeadamente as congregações religiosas, os movimentos apostólicos, os escuteiros, os ministros da comunhão, os acólitos, os membros das comissões administrativas e dos conselhos pastorais e económicos, as confrarias e irmandades e demais pessoas empenhadas nas comunidades paroquiais. Vamos fazer deste encontro uma festa e experiência de Igreja sinodal. Quem tem uniformes, túnicas ou bandeiras deve vir com elas. Queremos que seja uma bela e significativa manifestação de fé e louvor a Jesus presente na Eucaristia que faz de nós unidos nele um só Corpo.

2016-05-26 Corpo de Deus 08
Corpo de Deus em 2016

A Eucaristia e a procissão com o Santíssimo Sacramento na cidade de Leiria constituem uma significativa experiência eclesial, proporcionando aos fiéis maior consciência da sua pertença à Igreja diocesana. “Na santíssima Eucaristia, – confessa a fé católica – está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá aos homens a vida mediante a sua carne vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo” (PO 5; EE 1).

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress